O futuro do Gás Natural no Brasil: Demanda deve Crescer 3,5% ao Ano nos Próximos Dez Anos

Data:

Compartilhe:

Expectativa de aumento de 37,5% na demanda nos segmentos residencial, comercial e industrial

Um estudo recém-publicado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) indica que a demanda por gás natural no Brasil deverá crescer 3,5% ao ano nos próximos dez anos. Este aumento, previsto no caderno sobre Gás Natural do Plano Decenal de Expansão de Energia 2024 (PDE 2024), se deve principalmente ao crescimento nos setores residencial, comercial e industrial, que juntos devem ver um aumento de 37,5% na demanda.

A análise, divulgada na quarta-feira, 25 de setembro, destaca que a expansão da matriz elétrica brasileira e a crescente necessidade de energia e potência também impulsionam a demanda de gás para geração termelétrica. Além disso, o crescimento do mercado de Gás Natural Veicular (GNV) e das operações de downstream também são fatores relevantes que contribuirão para esse cenário otimista.

Panorama Favorável para a Oferta e Demanda de Gás Natural

O caderno apresenta uma visão abrangente da infraestrutura de gás natural existente e projetada para o período de 2024 a 2034. As previsões indicam um balanço favorável, com a oferta nacional projetada na malha integrada com perspectivas de crescimento quase dobrando, atingindo quase 100% nesse período. Ao mesmo tempo, a capacidade de importação de gás natural deverá crescer 20%.

Os dados levantados evidenciam a importância do gás natural como um componente chave na matriz energética do Brasil, especialmente em um contexto onde a diversificação das fontes de energia se torna cada vez mais necessária. O documento também prevê a necessidade de ampliações na infraestrutura para atender à demanda crescente.

Investimentos Estruturais em Gás Natural

O relatório também destaca a relevância dos investimentos na indústria de gás natural no Brasil. Com a entrada em operação de ativos já projetados em PDEs anteriores, espera-se que o setor atraia investimentos significativos ao longo do horizonte de dez anos. Os projetos já previstos somam cerca de R$ 14 bilhões e estão próximos da implementação. Entretanto, existe um total estimado de R$ 140 bilhões em projetos que ainda necessitam de definições mais claras por parte dos investidores.

Esses investimentos são cruciais não apenas para garantir a oferta de gás natural, mas também para modernizar e expandir a infraestrutura necessária para suportar o aumento da demanda nos setores envolvidos.

Artigos relacionados

Consulta Pública do MME Visa Revisar Parâmetros de Potência no Sistema Elétrico Brasileiro

Mudanças climáticas e evolução da matriz energética impulsionam a revisão para garantir a segurança no suprimentoO Ministério de...

Raízen Power Inaugura Usina Solar em Braúna com Capacidade para Abastecer Mais de 2...

Planta fotovoltaica foi instalada em tempo recorde e promete economia de até 20% nas contas de luz por...

CIGRE-Brasil Realiza Seminário e Discute o Papel da Energia Solar na Transição Energética do...

Especialistas do setor elétrico se reúnem em Belo Horizonte para debater avanços e desafios técnicos da energia solar...

MME Abre Consulta Pública para Armazenamento de Energia em Baterias no Sistema Elétrico Brasileiro

Leilão de Reserva de Capacidade de 2025 marca inovação com contratação de sistemas de baterias, alinhando o Brasil...