Domingo, Maio 18, 2025
26.6 C
Rio de Janeiro

Seca ameaça setor elétrico: ONS propõe estratégias para enfrentar desafios até 2025

Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico recebe plano de contingência do Operador Nacional do Sistema Elétrico para preservar recursos e garantir a estabilidade da energia no período seco

Durante a reunião ordinária do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), realizada em agosto de 2024, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apresentou um relatório detalhado sobre a operação do setor eletroenergético no mês de julho e suas previsões para janeiro de 2025. A análise revelou uma tendência preocupante de diminuição dos níveis dos reservatórios em diversas regiões do Brasil, incluindo Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte, até o final do ano.

Medidas Preventivas e Recomendadas

Diante do cenário desfavorável, o ONS propôs uma série de medidas preventivas para garantir a continuidade e estabilidade do fornecimento de energia durante o período seco, com ênfase especial na gestão dos recursos hídricos. Entre as ações recomendadas, destaca-se a redução do despacho das usinas hidrelétricas localizadas no subsistema Norte. Esta estratégia visa preservar os recursos hídricos da região, preparando-a para atender a demanda de carga mais elevada prevista para outubro e novembro. A região Norte, que apresentou um índice de Energia Natural Afluente (ENA) de apenas 51% da Média de Longo Termo (MLT) em julho de 2024, conta com usinas hidrelétricas de grande capacidade, que são cruciais para o equilíbrio do sistema.

Outra medida significativa proposta foi a ampliação da disponibilidade de potência ao final do período seco. Para alcançar este objetivo, o ONS sugeriu o adiamento de manutenções programadas, sempre que possível, e a antecipação do retorno de ativos que estão atualmente fora de operação. Essas ações visam garantir que o sistema tenha a capacidade necessária para atender a demanda, especialmente em momentos críticos.

Monitoramento e Projeções Futuras

O ONS destacou que continuará monitorando atentamente os resultados das medidas implementadas para assegurar que o Sistema Interligado Nacional (SIN) mantenha a segurança no fornecimento de energia e a preservação dos usos múltiplos das águas. A análise dos cenários de ENA para o período entre agosto de 2024 e janeiro de 2025 indicou que os percentuais no SIN devem variar entre 105% e 124% da MLT. Caso o cenário mais favorável se concretize, será a 12ª maior ENA registrada em 94 anos, enquanto o cenário inferior representará o 34º menor índice no mesmo período histórico.

Para o Sudeste/Centro-Oeste, que concentra 70% dos reservatórios de maior interesse do SIN, as projeções de Energia Armazenada (EAR) ao final de janeiro de 2025 variam entre 64,5% e 67,7%, nos cenários menos e mais favoráveis, respectivamente. Mesmo no cenário menos otimista, a EAR projetada será superior à registrada em janeiro de 2024, com um aumento de 3,4 pontos percentuais. No cenário mais otimista, o aumento será de 6,6 pontos percentuais.

As projeções de EAR para o SIN no mesmo período são próximas, variando entre 68% e 69,6%. Essas previsões refletem a necessidade contínua de monitoramento e adaptação das estratégias operativas para garantir a eficiência e a segurança no fornecimento de energia elétrica.

Destaques

Tokenização de usinas solares inaugura nova era de investimentos acessíveis em energia limpa no Brasil

Tecnologia baseada em blockchain transforma painéis solares em ativos...

Estudo aponta que energia solar com baterias pode reduzir em até 44% o custo da eletricidade na Amazônia

Relatório encomendado pela Frente Nacional dos Consumidores de Energia...

Palácio da Alvorada terá usina solar e prevê economia anual de R$ 1 milhão com energia

Com investimento de R$ 3,5 milhões via Programa de...

Investimentos em Gás Natural no Brasil Travam Sem Garantias Regulatórias, Fiscais e Jurídicas

Lideranças do setor energético alertam, durante o Seminário de...

Últimas Notícias

Reforma do setor elétrico pode aumentar em até 18,5% a TUSD...

Proposta do MME realoca custos tarifários e pressiona principalmente...

ISA ENERGIA BRASIL conclui modernização estratégica do Centro de Operação de...

Unidade reforça a retaguarda operacional da companhia com tecnologia...

Tokenização de usinas solares inaugura nova era de investimentos acessíveis em...

Tecnologia baseada em blockchain transforma painéis solares em ativos...

Estudo aponta que energia solar com baterias pode reduzir em até...

Relatório encomendado pela Frente Nacional dos Consumidores de Energia...

Carros elétricos superam 25% do mercado global em 2025 e aceleram...

Novo relatório da Agência Internacional de Energia aponta crescimento...

Mauricio Lyrio assume Secretaria de Clima, Energia e Meio Ambiente do...

Diplomata com sólida atuação internacional substituirá André Corrêa do...

Artigos Relacionados

Categorias Populares