Segunda-feira, Maio 19, 2025
23.5 C
Rio de Janeiro

Itaipu e Governo Federal Apresentam Relatório Nacional Voluntário dos ODS no Rio de Janeiro

Documento apresentado no Rio de Janeiro destaca colaboração entre governo e sociedade para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030

O Governo Federal lançou no Rio de Janeiro o Relatório Nacional Voluntário (RNV) dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), contando com a participação estratégica da Itaipu Binacional. O documento representa a principal ferramenta para monitorar a implementação dos 17 ODS no Brasil.

A cerimônia de apresentação foi conduzida pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, e contou com a presença de autoridades como a primeira-dama, Janja Lula, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e líderes de instituições como a Fiocruz e o Ipea. Silvana Vitorassi, da Itaipu, representou o diretor-geral Enio Verri na mesa de abertura.

O RNV brasileiro foi oficialmente apresentado na semana passada durante o Fórum Político de Alto Nível da ONU, em Nova York. Este lançamento no Brasil reforça o compromisso do governo em mobilizar diversos setores da sociedade, incluindo prefeitos e governadores, para contribuir com o alcance das metas estabelecidas pela Agenda 2030.

Márcio Macêdo destacou que o último relatório nacional voluntário brasileiro data de 2017 e, desde então, as questões socioambientais perderam destaque no país, sendo recentemente revitalizadas durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele enfatizou a boa recepção do relatório pela ONU e o reconhecimento internacional das ações governamentais para reconstruir o caminho em direção aos ODS desde 2023.

Além da Itaipu, entidades como Ipea, IBGE, Fiocruz, Ministério das Relações Exteriores e Ministério do Planejamento colaboraram na elaboração do documento, sob a coordenação da Secretaria-Geral da Presidência.

Silvana Vitorassi ressaltou o compromisso da Itaipu com a Agenda 2030, destacando que o RNV não apenas visibiliza as ações da empresa, mas também fortalece o comprometimento com o desenvolvimento territorial sustentável e a gestão participativa.

Após a abertura, representantes dos ministérios e órgãos discutiram os detalhes do relatório e a contribuição das instituições para o cumprimento das metas dos ODS. Lígia Soares, chefe do escritório da Itaipu em Brasília, destacou as iniciativas socioambientais da empresa, como o programa Itaipu Mais que Energia, que expandiu suas operações para o Paraná e parte do Mato Grosso do Sul.

Lígia enfatizou que a Itaipu não se limita aos ODS 7 (energia limpa) e 6 (conservação da água), diretamente relacionados ao negócio da empresa, mas também abraça todos os 17 objetivos da Agenda 2030. Ela ressaltou que a Itaipu tem sido pioneira na territorialização dos ODS no Oeste do Paraná e que a participação no RNV junto ao Governo Federal é um reconhecimento dos esforços da empresa em promover a responsabilidade socioambiental e a cooperação internacional.

Este lançamento marca um passo significativo na jornada do Brasil rumo ao desenvolvimento sustentável, destacando o papel fundamental da colaboração entre governo, sociedade e setor privado para alcançar um futuro mais justo e equitativo para todos.

Destaques

Tokenização de usinas solares inaugura nova era de investimentos acessíveis em energia limpa no Brasil

Tecnologia baseada em blockchain transforma painéis solares em ativos...

Estudo aponta que energia solar com baterias pode reduzir em até 44% o custo da eletricidade na Amazônia

Relatório encomendado pela Frente Nacional dos Consumidores de Energia...

Palácio da Alvorada terá usina solar e prevê economia anual de R$ 1 milhão com energia

Com investimento de R$ 3,5 milhões via Programa de...

Investimentos em Gás Natural no Brasil Travam Sem Garantias Regulatórias, Fiscais e Jurídicas

Lideranças do setor energético alertam, durante o Seminário de...

Últimas Notícias

Reforma do setor elétrico pode aumentar em até 18,5% a TUSD...

Proposta do MME realoca custos tarifários e pressiona principalmente...

ISA ENERGIA BRASIL conclui modernização estratégica do Centro de Operação de...

Unidade reforça a retaguarda operacional da companhia com tecnologia...

Tokenização de usinas solares inaugura nova era de investimentos acessíveis em...

Tecnologia baseada em blockchain transforma painéis solares em ativos...

Estudo aponta que energia solar com baterias pode reduzir em até...

Relatório encomendado pela Frente Nacional dos Consumidores de Energia...

Carros elétricos superam 25% do mercado global em 2025 e aceleram...

Novo relatório da Agência Internacional de Energia aponta crescimento...

Mauricio Lyrio assume Secretaria de Clima, Energia e Meio Ambiente do...

Diplomata com sólida atuação internacional substituirá André Corrêa do...

Artigos Relacionados

Categorias Populares