Usina hidrelétrica volta a operar com capacidade reduzida após reparos emergenciais coordenados pelo ONS
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e a Companhia Energética Rio das Antas (CERAN) confirmaram na quinta-feira (20/06) a retomada da operação da Usina Hidrelétrica (UHE) 14 de Julho, localizada no Rio das Antas, Rio Grande do Sul. A usina estava fora de operação desde 1º de maio devido ao rompimento parcial da barragem direita, causado pelas fortes chuvas que atingiram a região.
A reativação da usina foi realizada em uma operação especial, que permitirá a geração de energia enquanto os reparos na barragem danificada são concluídos. Com uma queda mínima operativa reduzida de 28 metros para 19 metros, a capacidade máxima de geração por unidade geradora passou de 51,8 MW para 17 MW. A UHE 14 de Julho possui duas unidades geradoras, totalizando uma capacidade operacional de 34 MW no atual cenário.
A retomada das operações da UHE 14 de Julho é crucial para aumentar a confiabilidade do Sistema Interligado Nacional (SIN) no fornecimento de energia elétrica ao estado do Rio Grande do Sul, especialmente num momento em que parte da infraestrutura do SIN na região ainda se encontra prejudicada pelas recentes tempestades.
Até o momento, dezenove linhas de transmissão, oito transformadores e duas usinas afetadas pelas chuvas já foram restauradas. Além disso, seis linhas temporárias (uma de 525 kV e cinco de 230 kV) foram energizadas, utilizando trechos de linhas existentes, porém sem condições de operar em sua capacidade original. Permanecem fora de operação dezesseis linhas de transmissão, seis transformadores e duas usinas.
A reativação da UHE 14 de Julho é um passo significativo na recuperação da infraestrutura elétrica da região, garantindo a continuidade do fornecimento de energia e a estabilidade do sistema, enquanto os trabalhos de reparo seguem em andamento para restabelecer a operação plena das instalações.