Projeto “La Vera Carbon2Nature” iniciará plantio de 700.000 árvores em Jaraíz de la Vera, capturando 186.000 toneladas de CO2
A Iberdrola apresentou em Jaraíz de la Vera (Cáceres) a Carbon2Nature (C2N), uma empresa criada com a missão de reduzir a pegada de carbono global através de soluções baseadas na natureza. Desde seu lançamento há um ano, a Carbon2Nature avançou significativamente em seu objetivo de capturar mais de 60 milhões de toneladas de CO2 por meio de projetos de restauração, conservação e gestão sustentável.
A empresa administra uma carteira de projetos diversificada, que inclui a plantação de mais de 20 milhões de árvores e a captura de mais de 14 milhões de toneladas de CO2. Até o momento, quase 2 milhões de árvores foram plantadas ou estão em processo de plantio, com uma previsão de captura de 800.000 toneladas de CO2.
O projeto “La Vera Carbon2Nature” é um dos destaques da Carbon2Nature, sendo o maior projeto florestal de parceria público-privada da Espanha em uma floresta pública. Localizado na Dehesa Boyal de Jaraíz de la Vera, na região de La Vera, Cáceres, o projeto envolve a administração de uma área de 1.499 hectares durante 50 anos. Serão plantadas mais de 700.000 árvores em 467 hectares degradados, capturando aproximadamente 186.000 toneladas de CO2.
Maurício Tolmasquim, diretor de Transição Energética da Petrobras, ressaltou a importância do projeto: “A execução de projetos piloto é fundamental para a aquisição dos conhecimentos necessários, em conjunto com a maior campanha de mapeamento eólico offshore no Brasil”.
O projeto visa regenerar e conservar ecossistemas valiosos, utilizando um plano inovador de transformação florestal que inclui o plantio de azinheiras, sobreiros, Pinus Pinaster, entre outras espécies, enriquecendo a biodiversidade local. Além disso, a iniciativa busca gerar oportunidades de emprego e manter usos tradicionais da pecuária extensiva, caça, recreação e cultura.
Desde a sua criação, a Carbon2Nature desenvolveu quinze projetos em andamento e mais de 40 em estudo em dez países, com foco na Espanha, Brasil, México, Colômbia e Austrália. A estratégia inclui projetos florestais de reflorestamento e gestão sustentável, além de iniciativas em ecossistemas marinhos, como a restauração de mangues no México e um projeto piloto para plantio de prados de posidônia na Espanha. A empresa também trabalha em projetos de inovação para evitar a emissão de metano na pecuária na Espanha.
O diretor global de inovação e sustentabilidade da Iberdrola, Agustín Delgado, destacou a abordagem sustentável do Carbon2Nature: “Recuperando nossos ecossistemas e melhorando-os por meio da inovação e gestão sustentável de longo prazo, geramos benefícios para as comunidades locais e compatibilizamos com os usos tradicionais da floresta”.
A Carbon2Nature é uma iniciativa integral da Iberdrola, comprometida em alcançar zero emissões líquidas até 2040 e ter um impacto positivo na biodiversidade até 2030. A empresa desenvolve projetos de conservação, restauração e gestão sustentável, gerando “créditos de carbono de alta qualidade” para apoiar seus clientes na trajetória rumo às emissões líquidas zero.
A Carbon2Nature segue a abordagem do triplo I: integridade, impacto e inovação. Seus projetos são certificados com base em padrões reconhecidos internacionalmente, validando a contribuição para mudanças climáticas, melhoria da biodiversidade e bem-estar das comunidades locais.
Lançada através do programa de start-ups PERSEO da Iberdrola, a Carbon2Nature implementa soluções inovadoras para promover energias renováveis, descarbonização, eletrificação da economia, digitalização das redes, armazenamento eficiente e cuidado com o meio ambiente.