Audiência no Senado Debate Estratégias para Exploração do Lítio

Data:

Compartilhe:

Audiência no Senado abordará o papel do Brasil na cadeia global de produção de lítio, essencial para a transição energética e tecnológica

No cenário de transição energética e avanços tecnológicos, o Brasil se prepara para debater estratégias relacionadas à exploração do lítio, mineral essencial na fabricação de baterias para telefones celulares, veículos elétricos e outras aplicações. A Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado Federal promoverá uma audiência pública interativa na próxima terça-feira (18), às 10h, na sala 13 da Ala Alexandre Costa, para discutir o papel do país nesse contexto.

O lítio, conhecido como “o metal mais leve”, tem múltiplos usos, incluindo na produção de ligas metálicas e medicamentos. Embora sua mineração seja predominante em países como Bolívia, Argentina, Chile, México e Croácia, o Brasil também possui atividades de mineração de lítio, especialmente na região do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais.

A audiência contará com a participação de representantes dos Ministérios de Minas e Energia (MME) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), sendo presidida pelo senador Confúcio Moura (MDB-RO).

O senador Esperidião Amin (PP-SC), requerente do debate, destaca a importância estratégica do lítio para a transição energética, observando que o mineral é fundamental para as baterias de veículos elétricos e para a geração de energias renováveis. Amin ressalta que a demanda por lítio deve crescer exponencialmente nas próximas décadas, podendo aumentar até 40 vezes.

Além disso, Amin cita o Decreto 11.120, de 2022, que facilita as operações de comércio exterior de minerais e minérios de lítio e seus derivados, o que tem atraído investimentos para pesquisa e produção do mineral no Brasil. Ele também destaca o lançamento mundial da iniciativa “Lithium Valley Brazil”, realizado em maio deste ano, na bolsa de valores de Nova York Nasdaq, que coloca o Vale do Jequitinhonha no mapa global da cadeia de lítio, com quatro mineradoras listadas na Nasdaq, desenvolvendo projetos de exploração do mineral na região, com participação de empresas do Canadá, Estados Unidos e Austrália.

spot_img

Artigos relacionados

Nova Agência Virtual da Neoenergia Elektro Promete Atendimento 24h com Mais Facilidade e Agilidade...

Plataforma oferece serviços personalizados, com pagamento por PIX, acompanhamento de solicitações e opção de fatura digital, atendendo 3...

ONS Abre Caminho para Ofertas Flexíveis de Usinas Termelétricas no Horário de Pico

A partir de 21 de novembro, o ONS passa a receber ofertas de usinas térmicas conforme nova rotina...

ANEEL Aprova Redução Tarifária para Consumidores da DMED em Minas Gerais: Contas de Luz...

A partir de 22 de novembro, mais de 87 mil unidades consumidoras em Poços de Caldas e região...

ANEEL Aprova Reajuste de 4,23% nas Tarifas da CEEE Equatorial: Novos Valores Começam em...

Consumidores residenciais da CEEE Equatorial terão aumento de 4,23% na tarifa, enquanto o efeito médio para os consumidores...