Projetos Cidade Limpa e Artesanato Sustentável em Lajeado (TO) recebem triciclos elétricos para ampliar atividades

Data:

Compartilhe:

Investco e Instituto EDP impulsionam ações ambientais e promovem sustentabilidade na comunidade local

Na cidade de Lajeado (TO), os projetos Cidade Limpa e Artesanato Sustentável, realizados pela Investco em parceria com o Instituto EDP, estão prestes a receber um importante reforço: dois triciclos elétricos. Essa iniciativa busca impulsionar ações ambientais e fortalecer a sustentabilidade na região, ampliando as atividades já desenvolvidas pelos projetos.

A entrega dos triciclos acontecerá na sede do projeto, localizada na Avenida José Pires de Castro – Setor Aeroporto, no próximo dia 13, às 08h30. Além disso, o evento marcará a inauguração de cinco baias para resíduos, contribuindo para uma melhor organização e gestão dos materiais coletados.

O projeto Cidade Limpa, iniciado em 2022, abrange tanto a coleta de materiais recicláveis quanto ações de educação ambiental, como palestras e gincanas em escolas locais. Já o projeto Artesanato Sustentável transforma esses materiais em produtos artesanais, gerando renda para a comunidade por meio da venda desses itens.

Os triciclos elétricos serão essenciais para ampliar o alcance das ações de conscientização ambiental. No projeto Cidade Limpa, serão utilizados para atividades educativas nas escolas e para a coleta de materiais recicláveis. Já no projeto Artesanato Sustentável, funcionarão como lojas itinerantes, auxiliando na venda dos produtos artesanais em pontos turísticos da cidade e região.

Ambos os triciclos serão abastecidos na própria sede dos projetos, que utiliza energia solar em suas operações. Equipados com fontes de energia que podem ser conectadas a tomadas comuns de 220V, os veículos garantem uma autonomia de dois a três dias após cada carga, contribuindo para uma mobilidade sustentável.

Para PG Meirelles, diretor de Relações Institucionais da Investco, os triciclos representam um avanço significativo nas ações de sustentabilidade: “O veículo vai facilitar a coleta de resíduos e, como loja itinerante, vai permitir que os produtos artesanais alcancem um público maior, promovendo a sustentabilidade e gerando renda para os artesãos locais.”

Desde o início de suas operações, o projeto Cidade Limpa já coletou mais de 84 toneladas de resíduos recicláveis, gerando mais de R$ 86 mil em renda para a população local. Além disso, foram realizadas 25 oficinas de educação ambiental, atendendo mais de 2.000 pessoas, e instalados ecopontos e pontos de coleta em diversas escolas da região.

No âmbito do Artesanato Sustentável, mais de 1200 peças artesanais foram produzidas, das quais 1100 já foram comercializadas em pontos turísticos locais.

O prefeito Júnior Bandeira destaca a importância desses projetos para o desenvolvimento sustentável da cidade: “A parceria com Investco e Instituto EDP é fundamental, pois são os principais responsáveis pela concretização desses projetos. Tudo isso é importante e agora os projetos estão em uma nova etapa, com melhorias na infraestrutura do prédio, a implantação de energia solar e a aquisição de triciclos elétricos.”

Dominic Schamal, diretor de ESG da EDP South America, ressalta o compromisso da empresa com práticas sustentáveis e inovadoras: “Essas ações não só reduzem a pegada de carbono ao incentivar o uso de veículos elétricos, mas também fortalecem a economia circular, ao transformar resíduos em produtos de valor. Estamos comprometidos em apoiar iniciativas que gerem impacto positivo nas comunidades, alinhadas com os princípios de ESG que norteiam nosso trabalho.”

spot_img

Artigos relacionados

Energia Solar em Minas Gerais Bate Recorde e Ultrapassa Produção de Grandes Geradoras Fósseis

Com 10 GW de potência instalada, estado lidera a transição energética no Brasil, atraindo investidores internacionais e reduzindo...

V.Tal Expande Sustentabilidade com Usinas Solares para Data Centers

Parceria com Atlas Renewable Energy e Atiaia Renováveis fortalecerá infraestrutura digital e evitará emissões de CO2 nos próximos...

Descarbonização do Setor Elétrico Global Demandará Até US$ 2,2 Trilhões por Ano, Aponta Pesquisa

Levantamento da Thymos Energia e Abraceel destaca desafios e soluções para zerar emissões e ampliar a infraestrutura elétrica...

Entrada da Enel no Mercado de Reatores Modulares Redefine o Jogo das Startups Nucleares

Gigante de energia italiana une forças com Ansaldo e Leonardo para explorar pequenos reatores nucleares e desafiar o...