Segunda-feira, Maio 19, 2025
21.8 C
Rio de Janeiro

Afluência do SIN entre Junho e Novembro Varia entre 63% e 100% da Média: ONS Indica Pleno Atendimento da Demanda de Carga da Sociedade

Resultados e Previsões do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) Apresentam Cenário Hidroenergético e Apontam Necessidade de Monitoramento Contínuo

Durante a reunião ordinária CMSE, realizada em 05/06, o ONS divulgou os resultados da operação eletroenergética de maio de 2024, bem como previsões consolidadas até o final de novembro. Os cenários apresentados indicam o pleno atendimento da demanda de carga da sociedade, embora ressaltem a importância do monitoramento contínuo do cenário hidroenergético.

O ONS destacou a configuração do fenômeno La Niña, com uma probabilidade de 70% de ocorrência no trimestre julho-agosto-setembro, influenciando as projeções para os próximos meses.

Durante o período entre junho e novembro, a Energia Natural Afluente (ENA) do Sistema Interligado Nacional (SIN) deverá variar entre 63% e 100% da Média de Longo Termo (MLT). No cenário mais favorável, a afluência seria classificada como a 40ª maior do histórico de 94 anos, enquanto no desfavorável, seria a menor em 94 anos, desde o início do acompanhamento do dado.

As projeções para a Energia Armazenada (EAR) no Sudeste/Centro-Oeste até o final de novembro variam entre 55% e 35%, refletindo os diferentes cenários otimistas e pessimistas. No SIN, as projeções para o mesmo indicador variam entre 56,7% e 39,9%.

Em relação ao atendimento à potência, especialmente em condições de demandas elevadas e baixo desempenho da geração eólica e hidrologia desfavorável, o ONS indica a necessidade de geração térmica adicional durante todo o período de estudo, com a possibilidade de uso pleno desse recurso em novembro de 2024.

O Operador recomenda o monitoramento constante dos cenários hidroenergéticos e a adoção tempestiva de medidas para garantir o atendimento de potência ao final do período seco. Além disso, destaca a importância da manutenção da política de minimização das defluências nas hidrelétricas de Jupiá e Porto Primavera, em vigor desde abril.

Na esfera operacional do Sistema Interligado Nacional no Rio Grande do Sul, o destaque recai sobre as atividades em andamento para a recuperação dos ativos afetados pelas chuvas. Com a gradual retomada das unidades, houve aumento da confiabilidade no atendimento à demanda de carga da região, reduzindo a necessidade de importação de energia e permitindo o retorno gradual das exportações para a Argentina. O ONS, em colaboração com os agentes locais, continuará monitorando a situação e adotando medidas para ampliar a retomada da infraestrutura até sua normalização integral.

Destaques

Tokenização de usinas solares inaugura nova era de investimentos acessíveis em energia limpa no Brasil

Tecnologia baseada em blockchain transforma painéis solares em ativos...

Estudo aponta que energia solar com baterias pode reduzir em até 44% o custo da eletricidade na Amazônia

Relatório encomendado pela Frente Nacional dos Consumidores de Energia...

Palácio da Alvorada terá usina solar e prevê economia anual de R$ 1 milhão com energia

Com investimento de R$ 3,5 milhões via Programa de...

Últimas Notícias

Brasil precisa destravar entraves para acelerar o mercado de gás natural...

Com foco na transição energética e na necessidade de...

Reforma do setor elétrico pode aumentar em até 18,5% a TUSD...

Proposta do MME realoca custos tarifários e pressiona principalmente...

ISA ENERGIA BRASIL conclui modernização estratégica do Centro de Operação de...

Unidade reforça a retaguarda operacional da companhia com tecnologia...

Tokenização de usinas solares inaugura nova era de investimentos acessíveis em...

Tecnologia baseada em blockchain transforma painéis solares em ativos...

Estudo aponta que energia solar com baterias pode reduzir em até...

Relatório encomendado pela Frente Nacional dos Consumidores de Energia...

Carros elétricos superam 25% do mercado global em 2025 e aceleram...

Novo relatório da Agência Internacional de Energia aponta crescimento...

Artigos Relacionados

Categorias Populares