Nova Diretoria do ONS Assume em Solenidade no Rio de Janeiro

Data:

Compartilhe:

Evento marca posse dos novos diretores Marcio Rea e Maurício de Souza, com Alexandre Zucarato reconduzido ao cargo

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) realizou, na última segunda-feira, 10 de junho, uma cerimônia no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, para celebrar a posse de sua nova diretoria. Marcio Rea é o novo diretor-geral, Maurício de Souza assumiu a diretoria de TI, Relacionamento com Agentes e Assuntos Regulatórios, enquanto Alexandre Zucarato foi reconduzido à diretoria de Planejamento. A aprovação dos três diretores ocorreu por unanimidade pela Assembleia Geral do ONS, em abril deste ano, e eles começaram a exercer suas funções a partir de 17 de maio de 2024.

Durante o evento, o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, enfatizou a importância da nova equipe para a eficiência do Sistema Interligado Nacional. “É uma grande honra reconhecer e dar as boas-vindas à nova diretoria do ONS, um grupo seleto de profissionais imensamente qualificados que vai garantir o melhor funcionamento do Sistema Interligado Nacional. Quando o presidente Lula, com toda sua experiência, humanidade e liderança, pede para que o povo brasileiro seja colocado em primeiro lugar em tudo que fazemos, só há um jeito de fazer isso: escolhendo os melhores profissionais para as cadeiras certas”, destacou o ministro.

Marcio Rea, novo diretor-geral do ONS, expressou seu entusiasmo e reconhecimento pela nova posição. “Nossa responsabilidade é imensa: operar o sistema elétrico de um país que é protagonista no contexto global de produção de energias renováveis. Vamos pautar nossa gestão no ONS em cinco pilares: a valorização das pessoas, a segurança energética, a transição energética, a neutralidade tecnológica e o diálogo com o poder concedente, com o órgão regulador e com as instituições e agentes do setor”, afirmou Rea.

Maurício de Souza, novo diretor de TI, Relacionamento com Agentes e Assuntos Regulatórios, sublinhou a relevância do diálogo no setor elétrico. “É um privilégio assumir uma diretoria do ONS. O setor elétrico vive profundas transformações. Estamos num momento de grandes desafios regulatórios e operacionais, com a crescente participação de novas fontes e tecnologias na matriz elétrica. Por meio do diálogo, vamos construir soluções que serão positivas para toda a sociedade brasileira”, destacou Souza.

Alexandre Zucarato, reconduzido à diretoria de Planejamento, mencionou os desafios que continuam a surgir no setor. “A transição energética já é uma realidade e essas transformações seguem ocorrendo de forma rápida, com seus efeitos ficando cada vez mais evidentes. Não podemos abrir mão de nenhum dos recursos energéticos disponíveis – o desafio exige do ONS orquestrar a operação interligada, considerando os recursos centralizados, distribuídos e o empoderamento do consumidor para garantir o suprimento de energia elétrica no país, com qualidade e equilíbrio entre segurança e custo global da operação. Estou certo de que, trabalhando de forma articulada e colaborativa, iremos responder aos desafios e buscar o melhor para o setor elétrico e para a sociedade brasileira”, afirmou Zucarato.

A nova diretoria do ONS agora é composta por Marcio Rea, diretor-geral; Alexandre Zucarato, diretor de Planejamento; Christiano Vieira, diretor de Operações; Elisa Bastos, diretora de Assuntos Corporativos; e Maurício de Souza, diretor de TI, Relacionamento com Agentes e Assuntos Regulatórios.

spot_img

Artigos relacionados

Energia Solar Flutuante Deve Triplicar Até 2033 e Chegar a 77 GW de Capacidade...

Relatório da Wood Mackenzie projeta que Ásia-Pacífico liderará a expansão, com Índia, China e Indonésia dominando o mercadoA...

Energia Solar em Minas Gerais Bate Recorde e Ultrapassa Produção de Grandes Geradoras Fósseis

Com 10 GW de potência instalada, estado lidera a transição energética no Brasil, atraindo investidores internacionais e reduzindo...

V.Tal Expande Sustentabilidade com Usinas Solares para Data Centers

Parceria com Atlas Renewable Energy e Atiaia Renováveis fortalecerá infraestrutura digital e evitará emissões de CO2 nos próximos...

Descarbonização do Setor Elétrico Global Demandará Até US$ 2,2 Trilhões por Ano, Aponta Pesquisa

Levantamento da Thymos Energia e Abraceel destaca desafios e soluções para zerar emissões e ampliar a infraestrutura elétrica...