Copel inaugura Usina Solar em Sarandi, Oferecendo Energia Limpa e Economia para Clientes

Data:

Compartilhe:

Projeto Copel Solar visa Incentivar Adoção de Energia Renovável em Modelo Inovador de Negócio

A Copel celebrou a entrada em operação de uma nova usina solar fotovoltaica em Sarandi, no Norte Central do Paraná. Com uma potência instalada de 6,7 MWp (megawatt-pico), a unidade está projetada para gerar 13,7 GWh (gigawatt-hora) ao longo do ano, atendendo diretamente 200 clientes na região.

Esta iniciativa faz parte do novo modelo de negócios da empresa, a Copel Solar, que oferece aos clientes a oportunidade de consumir energia limpa através da aquisição de créditos de geração solar da usina. Com isso, os clientes podem economizar até 15% em suas contas de luz, em comparação com o serviço tradicional da distribuidora.

“A entrada em operação da usina contribui para expandir nossos negócios e ampliar nossa atuação no mercado de geração distribuída de matriz fotovoltaica”, afirma Cassio Santana da Silva, diretor de desenvolvimento de negócios da Copel. “Para o consumidor, a iniciativa representa uma oportunidade de consumir energia limpa e, ao mesmo tempo, economizar.”

Localizada em Sarandi, ao lado de Maringá, o complexo solar é composto por 9.720 painéis fotovoltaicos distribuídos em uma área de 11 hectares. Cada placa é constituída por células fotovoltaicas de silício policristalino, interligadas em série, e é acompanhada por 90 rastreadores solares, que otimizam a geração de energia ao seguir o movimento do sol.

O lançamento da Copel Solar visa impulsionar a adoção de energia renovável entre os clientes comerciais do grupo B, oferecendo uma alternativa econômica e sustentável para redução dos custos com energia elétrica. O serviço já está disponível para adesões através do site oficial https://www.copel.com/site/copel-solar/, com simulações de economia e adesão totalmente digitais.

Carlos Diego do Valle Pedroso, superintendente de negócios de gás natural, biomassa, serviços e inovação da Copel, destaca que o produto oferece flexibilidade aos clientes comerciais, sem exigir fidelidade ao projeto: “Basta um aviso prévio de 90 dias para desvincular-se do projeto.”

A adesão inicial à Copel Solar é direcionada a clientes comerciais do grupo B com conta mensal superior a R$ 400,00, que ainda não estejam utilizando o sistema de compensação de energia. As adesões estão sujeitas à disponibilidade para atendimento, conforme as usinas estão em fase de implantação pela Copel.

Artigos relacionados

Aprovado na Câmara dos Deputados Projeto que Amplia Investimentos em Eficiência Energética

Proposta fortalece programas de eficiência energética e antecipa destinação de recursos para P&D e iluminação pública com lâmpadas...

EPE Lança Notas Técnicas sobre Incertezas e Perdas na Geração Eólica e Fotovoltaica

Documentos visam aprimorar metodologias de certificação e garantir precisão nos leilões de energiaDiante da crescente importância das fontes...

BYD Apresenta Relatório de Sustentabilidade 2023 com Destaque para Avanços no Brasil

Empresa reforça compromisso com o desenvolvimento sustentável e celebra marcos importantes na produção de veículos elétricos e tecnologia...

RGE Destina Mais de R$ 6 Milhões para Reconstrução pós-Enchentes no Rio Grande do...

Distribuidora de energia fortalece parceria com o Instituto CPFL para apoiar 2 mil famílias afetadas pelas recentes enchentes...