Rodrigo Pacheco afirma que o projeto será prioridade na agenda legislativa do Senado
Durante coletiva à imprensa realizada nesta quarta-feira (29), o presidente do Senado e do Congresso, Rodrigo Pacheco, anunciou que os senadores devem votar na próxima semana o projeto que institui o Programa Mobilidade Verde, também conhecido como Programa Mover.
Pacheco destacou que consultará as lideranças partidárias para definir se o projeto tramitará no Senado com ou sem urgência, garantindo a análise e a possibilidade de apresentação de emendas pelos senadores.
O presidente do Senado ressaltou a importância do Programa Mover, afirmando que a pauta será priorizada na semana seguinte. Ele enfatizou a relevância do programa para incentivar a descarbonização na produção de veículos, fornecendo incentivos financeiros significativos, totalizando mais de R$ 19 bilhões em cinco anos. Além disso, o programa propõe a redução do IPI como forma de estimular a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico para a produção de veículos com menor emissão de gases do efeito estufa, incluindo carros e bicicletas elétricos.
O Programa Mover surge como uma iniciativa estratégica para impulsionar a transição para uma mobilidade mais sustentável e eco-friendly, alinhada com os objetivos de redução das emissões de gases poluentes e de combate às mudanças climáticas. Sua eventual aprovação representa um passo significativo na direção de uma política pública voltada para a descarbonização do setor de transportes e para a promoção de tecnologias mais limpas e eficientes.