Movimento reflete a estratégia da Petrobras de otimização do portfólio e descarbonização das operações
A Petrobras divulgou a assinatura de um contrato para a cessão de toda a sua participação acionária de 30% na empresa Brentech Energia S.A. para a Enegen Participações Ltda, sócia da Petrobras na Brentech e detentora de 70% das ações da empresa.
A transação foi concluída com a assinatura do contrato de compra e venda das ações, pelo valor de R$ 10,6 milhões, integralmente pago na mesma data, sem condições precedentes a serem cumpridas.
Segundo a Petrobras, essa movimentação está alinhada à sua estratégia de descarbonização das operações, otimização do portfólio termelétrico e priorização de investimentos em usinas termelétricas a gás natural com alta eficiência. A UTE Goiânia II, operada pela Brentech, é movida a óleo diesel e não se encaixa na estratégia de descarbonização da Petrobras, que busca migrar para um portfólio com menor pegada de carbono.
Por se tratar de uma participação minoritária, a Brentech não tem funcionários da Petrobras envolvidos em suas operações.
A operação da Brentech se concentra na UTE Goiânia II, localizada em Aparecida de Goiânia (GO), que utiliza moto geradores a diesel, com capacidade instalada de 145 MW. A unidade está em processo de desmobilização, após o encerramento de seus contratos de venda de energia no ambiente regulado em 31/12/2023.
Essa divulgação está em conformidade com as normas internas da Petrobras e com a legislação aplicável.