Relatório ressalta importância da acessibilidade e impactos sociais na agenda energética global
O Ministério de Minas e Energia (MME) marcou presença no evento paralelo do G20 Brasil, em Belo Horizonte, nesta terça-feira (28/05), durante o lançamento do relatório sobre “Acessibilidade e Equidade em Políticas de Energia Limpa” pela Agência Internacional de Energia (AIE). O relatório, apresentado pela analista Sênior de Políticas da AIE, Jane Cohen, destacou a necessidade crucial de acessibilidade e equidade nas transições energéticas, abordando estudos de caso que ilustram benefícios em áreas como acesso à energia limpa, saúde e desenvolvimento econômico local.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, enfatizou que a transição energética não deve ser vista apenas como uma mudança tecnológica, mas sim como um novo modelo de desenvolvimento econômico e social. Representando o MME, o diretor Gustavo Masili ressaltou a importância do acesso à energia acessível, confiável e sustentável para melhorar padrões de vida e fomentar oportunidades econômicas, destacando a responsabilidade coletiva em proteger contra os efeitos adversos da transição energética.
O evento também incluiu uma mesa redonda moderada pela AIE, discutindo como construir processos inclusivos em torno das transições de energia limpa e melhores práticas na criação de benefícios para comunidades locais. Representantes da comunidade, sociedade civil e governo participaram do debate, que reforçou o compromisso do G20 com os princípios de igualdade e inclusão, incluindo igualdade de gênero e envolvimento de comunidades marginalizadas e indígenas.
Essa iniciativa ofereceu um espaço vital para o intercâmbio de políticas e ideias, destacando a importância de uma abordagem equitativa e inclusiva na agenda energética global, alinhada aos objetivos de desenvolvimento sustentável. O compromisso do G20 em promover a igualdade e a inclusão demonstra um passo significativo em direção a uma transição energética mais justa e equitativa para todos.