Companhia Firmará Parceria com SESI e SENAI para Fornecimento de Energia Renovável, Gerando Economia de até 35%
Durante a XVI Feira da Indústria do Pará (FIPA) de 2024, a Norte Energia, concessionária da Usina Hidrelétrica Belo Monte, ressaltou sua significativa atuação no Mercado Livre de Energia, uma opção crescente para empresas que buscam maior controle sobre seus gastos e priorizam fontes sustentáveis de energia. No evento realizado em Belém de 22 a 25 de maio, a empresa destacou sua participação nesse modelo de negócios, onde a energia é negociada diretamente entre fornecedores e clientes, sem intermediários.
A partir do segundo semestre deste ano, a Norte Energia ampliará sua atuação fornecendo energia para 24 unidades do SESI e do SENAI no Pará. Segundo a Federação das Indústrias do Pará (FIEPA), a migração para o Mercado Livre de Energia deverá gerar uma economia de até 35% na conta de luz do Sistema FIEPA, comparado ao gasto atual no Mercado Cativo.
“Estamos testemunhando uma mudança significativa, e a migração para um modelo mais sustentável, que prioriza energias renováveis e limpas, já é uma tendência. Este modelo de mercado oferece não apenas economia para os clientes, mas também promove a competitividade, eficiência energética e diversificação da matriz elétrica”, avalia Paulo Roberto Ribeiro Pinto, presidente da Norte Energia.
Atuando nesse mercado desde 2016, a Norte Energia tem fornecido energia renovável para indústrias e empresas de médio e grande porte em todo o Brasil. Como referência no setor de eletricidade, a empresa oferece contratos personalizados para seus clientes, adaptando-se às necessidades específicas de cada um.
A economia direta proporcionada pelo Ambiente de Contratação Livre (ACL), conhecido como Mercado Livre de Energia, tem sido notável. Em 2023, esse modelo resultou em uma economia recorde de R$ 48 bilhões nos gastos com energia elétrica para os clientes, conforme a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (ABRACEEL).