Documento reflete compromisso com o desenvolvimento sustentável e participação da sociedade na condução das políticas do setor energético e mineral
O Ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira, anunciou hoje o lançamento do Planejamento Estratégico Participativo 2024-2027, uma iniciativa chave da atual gestão que busca fortalecer a governança e promover o desenvolvimento sustentável do setor. O evento, realizado no auditório do MME em Brasília, contou com a presença de secretários, diretores, servidores públicos e entidades vinculadas à pasta.
Ao assinar a Portaria que institucionaliza o PE Participativo como política pública, o Ministro Alexandre Silveira enfatizou a importância da participação ampla de todos os departamentos e da sociedade civil na elaboração do documento.
“Estamos totalmente comprometidos com uma abordagem inovadora e participativa na condução das estratégias que impulsionarão o desenvolvimento sustentável do setor energético e mineral. Com a participação dos servidores e da sociedade civil, esta importante iniciativa reflete nosso compromisso em moldar um futuro energético sustentável para o Brasil”, destacou o Ministro Silveira.
O objetivo central do Planejamento Estratégico Participativo é alinhar as políticas do MME com as diretrizes do governo federal, como o Plano Plurianual (PPA) e os Planos Setoriais de energia e mineração. Baseado em diretrizes que refletem o compromisso do MME com a sociedade brasileira, o documento visa promover o desenvolvimento sustentável, a segurança energética, o aproveitamento mineral, entre outros objetivos essenciais.
O caderno completo do Planejamento Estratégico Participativo 2024-2027 pode ser acessado aqui.