Equipamentos reforçarão rede elétrica enquanto equipes trabalham na religação de energia em todo o estado
Em uma ação coordenada pelo Ministério de Minas e Energia (MME), o estado do Rio Grande do Sul receberá 70 novos geradores para auxiliar no suprimento da demanda energética local. Parte desses equipamentos já chegou ao estado, com previsão de entrega total até o final desta semana. Os geradores estão sendo enviados por distribuidoras e empresas do setor de todo o país para apoiar as companhias e cooperativas locais na tarefa de atender a população gaúcha.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destacou a importância de uma abordagem multifacetada para resolver a crise energética no estado. “Estamos atuando em todas as frentes e coordenando as atividades. Os trabalhos de religação são diários, com uma grande equipe focada e mobilizada, para atender a população do estado. Não só na parte de energia elétrica, estamos coordenando um esforço concentrado entre ANEEL, ONS e ANM, para alcançarmos a reconstrução do estado do Rio Grande do Sul”, afirmou Silveira.
Nos últimos dias, as equipes de energia elétrica conseguiram restabelecer o serviço para mais 8 mil unidades consumidoras, totalizando 300 mil clientes atendidos desde o início da emergência. No entanto, ainda restam 249 mil unidades consumidoras sem energia, principalmente por questões de segurança ou dificuldades de acesso.
Atualmente, a rede básica de transmissão não apresenta limitações para atender a carga energética necessária. A situação mais crítica permanece no município de Boqueirão do Leão, que ainda está com 100% das unidades consumidoras sem energia elétrica.