Jean Paul Prattes solicita encerramento antecipado de seu mandato; Ministério de Minas e Energia indica Magda Chambriard como sucessora
A Petrobras está passando por uma reorganização em sua alta administração, conforme anunciado hoje pelo atual presidente, Sr. Jean Paul Prattes. Prattes submeteu ao Conselho de Administração da Companhia um pedido para uma reunião extraordinária visando discutir o encerramento antecipado de seu mandato como Presidente da Petrobras, de forma negociada. Adicionalmente, expressou sua intenção de renunciar ao cargo de membro do Conselho de Administração em um momento subsequente.
A resposta a essa solicitação veio por meio do Ofício nº 214/2024/GM-MME, emitido pelo Ministério de Minas e Energia (MME). O MME, ao tomar conhecimento do pedido de Prattes, indicou a Sra. Magda Maria de Regina Chambriard como a sucessora proposta para a presidência da Petrobras, caso o encerramento antecipado de Prattes seja aprovado. A indicação de Chambriard está sujeita a procedimentos internos da Petrobras, incluindo análises de conformidade e integridade, bem como a avaliação pelo Comitê de Pessoas e pelo Conselho de Administração.
Magda Chambriard possui uma sólida carreira na indústria de petróleo e gás, com vasta experiência em diversas áreas. Com mestrado em Engenharia Química pela COPPE/UFRJ e formação em Engenharia Civil pela UFRJ, Chambriard acumulou conhecimentos e liderou importantes iniciativas ao longo de sua trajetória profissional. Seu histórico inclui cargos de destaque na Petrobras e na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), onde desempenhou papéis cruciais no desenvolvimento e implementação de políticas e projetos.
A Petrobras reitera seu compromisso com a transparência e informará prontamente o mercado sobre quaisquer eventos considerados relevantes.