MME Coordena Esforços para Restabelecer Energia e Garantir Segurança Após Desastre Natural
Após as intensas chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul, o Ministério de Minas e Energia (MME), sob a liderança do ministro Alexandre Silveira, tomou medidas imediatas para enfrentar os desafios decorrentes do desastre natural. Uma Sala de Situação foi criada para monitorar de perto a situação e coordenar as ações necessárias.
Em contato direto com as distribuidoras de energia, como CPFL Energia e CEEE Equatorial Energia, o MME está pressionando por ações rápidas e eficazes para restabelecer o fornecimento de energia elétrica. Além disso, através da ANEEL, está acompanhando a implementação dos Planos de Ações de Emergência das barragens das usinas afetadas.
As chuvas excepcionais, com mais de 400 milímetros e rajadas de vento de até 152 km/h nas últimas 72 horas, causaram interrupções no fornecimento de energia para 268 mil unidades consumidoras da área de atuação da CPFL Energia. A CEEE Equatorial Energia também enfrentou problemas, afetando 33 mil unidades consumidoras.
Equipes de manutenção estão em campo para realizar os reparos necessários no sistema de distribuição. Além disso, o ONS está monitorando de perto a operação das usinas hidrelétricas, especialmente aquelas afetadas pelo rompimento parcial da estrutura.
O MME permanecerá vigilante e fornecerá informações à população, enquanto trabalha incansavelmente para restaurar a energia e garantir a segurança das pessoas afetadas pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul