Sexta-feira, Abril 4, 2025
26.8 C
Rio de Janeiro

Transpetro inaugura a primeira usina solar a abastecer integralmente uma planta industrial da Petrobras

Projeto pioneiro no Terminal de Guarulhos representa avanço na transição energética e descarbonização do Sistema Petrobras

A Transpetro alcançou um marco significativo na transição energética ao inaugurar, no Terminal de Guarulhos, em São Paulo, a primeira usina solar fotovoltaica capaz de suprir integralmente uma planta industrial do Sistema Petrobras. O projeto pioneiro, parte dos investimentos da companhia em descarbonização, destaca o compromisso da empresa com soluções sustentáveis e a redução das emissões de gases de efeito estufa.

Durante a cerimônia de inauguração realizada no terminal, o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, ressaltou o compromisso da empresa em liderar as mudanças na matriz energética brasileira e em contribuir para uma economia de baixo carbono. Com uma potência de trabalho de 2.000 kW, a usina solar produzirá energia suficiente para abastecer as operações do Terminal de Guarulhos, além dos dutos de entrega de derivados e querosene de aviação para o Aeroporto Internacional de Guarulhos e a Base de Carregamento Rodoviário de Guarulhos (Baguar).

Operando no sistema de compensação de energia elétrica, a usina solar reduzirá em 84% a conta de energia do terminal já no primeiro mês, proporcionando uma economia anual estimada em cerca de R$ 1,8 milhão. O investimento total da Transpetro na planta foi de R$ 12 milhões, e espera-se que a iniciativa evite a emissão de 246 toneladas por ano de gases causadores do efeito estufa na unidade.

Para Márcio Guimarães, diretor de Dutos e Terminais, o projeto vai além dos benefícios financeiros, demonstrando o compromisso da Transpetro com a sustentabilidade e a redução das emissões de gases de efeito estufa. Além da usina solar fotovoltaica, o Terminal de Guarulhos implementa projetos de captação de águas pluviais e recuperação de vapor, elevando-o ao patamar de “terminal sustentável” nos requisitos de ASG (Ambiental, Social e Governança) e novas tecnologias.

Keurrie Cipriano, gerente executiva de Operação de Dutos e Terminais Sul, São Paulo e Centro-Oeste, destaca que o Terminal de Guarulhos serve como referência para iniciativas de sustentabilidade e novas tecnologias na Transpetro, sendo esses projetos bem-sucedidos desdobrados em outras unidades. Com uma área construída de 33 mil m² e capacidade para abastecer 600 residências, a usina solar representa um avanço significativo na jornada rumo a um futuro mais sustentável e energeticamente eficiente.

Destaques

Energia solar: Minas Gerais e São Paulo se consolidam como líderes na geração distribuída

A forte adesão ao modelo de geração distribuída nos...

Brasil abre nova rota de gás natural e reforça segurança energética

Primeira importação de gás argentino via Bolívia pode reduzir...

Eneva avança na exploração de gás natural e recebe sonda de alta tecnologia no Maranhão

Equipamento inovador fortalece a capacidade operacional da empresa e...

Brasil avança na certificação do hidrogênio de baixa emissão de carbono

Inmetro é integrado ao Comitê Gestor do Plano Nacional...

Últimas Notícias

Energicom 2025: Estratégias de comunicação e relações institucionais para um setor...

Líderes e especialistas debatem a importância da comunicação na...

O Maior Obstáculo à Expansão da Energia Renovável é a Falta...

Como a escassez de capital nas fases iniciais impede...

Petrobras e Braskem se unem para impulsionar a descarbonização na Bahia...

Parceria estratégica visa reduzir emissões de CO₂ e fortalecer...

Energia solar: Minas Gerais e São Paulo se consolidam como líderes...

A forte adesão ao modelo de geração distribuída nos...

TAG anuncia Tomaz Guadagnin como novo CEO e reforça sua missão...

Com a nomeação de Guadagnin, a companhia se prepara...

Setor empresarial ganha força na COP30 com nomeação de Dan Ioschpe...

Escolha do empresário fortalece a conexão entre políticas climáticas...

Artigos Relacionados

Categorias Populares