Diretor Financeiro da Itaipu Binacional Debate Papel das Hidrelétricas na Transição Energética

Data:

Compartilhe:

André Pepitone da Nóbrega Participa de Painel sobre Transição Energética na 7ª Conferência Nacional de PCHs e CGHs

O diretor financeiro executivo da Itaipu Binacional, André Pepitone da Nóbrega, participou da 7ª Conferência Nacional de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs), no painel intitulado “Transição energética, o novo setor elétrico e o papel fundamental das hidrelétricas”. Promovido pela ABRAPCH – Associação Brasileira de Pequenas Centrais Hidrelétricas e Centrais Geradoras Hidrelétricas, o evento aconteceu em Brasília (DF), nos dias 19 e 20 de março.

Ao lado de outros especialistas do setor, Pepitone abordou temas cruciais como descarbonização, segurança energética e propostas do Ministério de Minas e Energia para o setor elétrico. O painel também discutiu a reinclusão das hidrelétricas no planejamento determinativo, além da distinção entre energia e energia elétrica.

Para Pepitone, a conferência foi de extrema importância para debater políticas públicas que promovam a inserção das PCHs na matriz energética nacional. Ele enfatizou a necessidade de trabalhar e discutir novas políticas que permitam essa inclusão, considerando o momento desafiador enfrentado pelo sistema energético brasileiro.

O diretor destacou ainda a relevância da cadeia de PCHs para a economia nacional, ressaltando que ela fomenta toda uma indústria que gera emprego, renda e crescimento no país.

Além de sua participação no painel, a Itaipu marcou presença no evento com um estande repleto de atrações, proporcionando aos participantes a oportunidade de conhecer mais sobre sua história e programas. O estande atraiu mais de 200 visitantes no primeiro dia, oferecendo brindes e experiências educativas aos presentes.

A conferência reuniu cerca de 800 participantes, incluindo autoridades do setor elétrico, especialistas, técnicos e empreendedores, com o objetivo de discutir temas cruciais para o futuro energético do país, destacando o papel vital das PCHs e CGHs no desenvolvimento regional e nacional.

Artigos relacionados

Vibra Energia consolida controle da Comerc após aprovação do Cade

Com 98,7% do capital social da Comerc, Vibra Energia amplia sua participação no mercado de comercialização de energia,...

Eletrobras pede extensão de prazo no STF para buscar conciliação na ADI 7.385

Mediação entre a companhia e a Administração Pública Federal é prorrogada por 90 dias em busca de um...

Bandeira Vermelha ou Amarela de Energia Deve Persistir Até o Fim do Ano, Afirma...

Cobranças adicionais refletem a escassez na geração de energia e afetam diretamente o consumidorA conta de energia elétrica...

Claro Impulsiona Sustentabilidade com 100ª Usina e 1 TWh de Energia Renovável

Programa Energia da Claro já compensou mais de 1 TWh de energia em 2023, atendendo 75% do consumo...