Startups terão a oportunidade de desenvolver Provas de Conceito para questões estratégicas do setor em parceria com o Operador Nacional do Sistema Elétrico.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) anuncia uma iniciativa pioneira para impulsionar a inovação no setor elétrico brasileiro: o programa InovAberta. Com o objetivo de conectar startups e grandes empresas ao ONS para o desenvolvimento de soluções estratégicas, o programa abre suas inscrições em 13 de março, estendendo-se até 7 de abril, exclusivamente pelo site da iniciativa.
O InovAberta representa uma oportunidade ímpar para startups participarem de um processo de seleção conduzido pelo ONS e pela Liga Ventures, empresa parceira na realização do programa. As startups selecionadas terão a chance de apresentar seus projetos no Pitch Day ao time do ONS e, caso sejam escolhidas, desenvolverão Provas de Conceito (PoCs) durante um período de três meses.
O programa tem como objetivo estimular a criação de soluções criativas e eficazes para cinco grandes desafios do setor elétrico brasileiro:
Estimativa de manutenção para estudos energéticos prospectivos: Identificar padrões de manutenção das unidades geradoras ligadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN) através da análise de dados históricos do ONS.
Validação de modelos de equipamentos: Desenvolver soluções de inteligência de dados para comparar gráficos e validar modelos de simulação de equipamentos elétricos.
Diagramação unifilar elétrica: Cadastrar graficamente as instalações do SIN de forma intuitiva e colaborativa, baseado em diagramas unifilares de instalações.
Simplificação da liquidação de encargos de transmissão: Otimizar o processo de faturamento dos encargos de transmissão através de soluções eficientes de comunicação de dados financeiros.
Impacto dos veículos elétricos: Representar adequadamente os efeitos dos veículos elétricos na demanda de energia, construindo cenários baseados em experiências internacionais.
Os participantes do InovAberta terão acesso a desafios reais e relevantes do setor elétrico, além de mentoria e suporte de especialistas do ONS. Terão também a oportunidade de apresentar suas soluções para um público qualificado e a possibilidade de estabelecer parcerias com o ONS e outras empresas do setor.
Marcelo Prais, diretor de TI, Relacionamento com os Agentes e Assuntos Regulatórios do ONS, destaca a importância do InovAberta como parte do Programa ONS Inova, visando desenvolver um ecossistema de inovação que apoie a jornada tecnológica do ONS em um contexto de rápida transformação energética no setor elétrico e no país.