ONS lança programa InovAberta para soluções inovadoras no setor elétrico brasileiro

Data:

Compartilhe:

Startups terão a oportunidade de desenvolver Provas de Conceito para questões estratégicas do setor em parceria com o Operador Nacional do Sistema Elétrico.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) anuncia uma iniciativa pioneira para impulsionar a inovação no setor elétrico brasileiro: o programa InovAberta. Com o objetivo de conectar startups e grandes empresas ao ONS para o desenvolvimento de soluções estratégicas, o programa abre suas inscrições em 13 de março, estendendo-se até 7 de abril, exclusivamente pelo site da iniciativa.

O InovAberta representa uma oportunidade ímpar para startups participarem de um processo de seleção conduzido pelo ONS e pela Liga Ventures, empresa parceira na realização do programa. As startups selecionadas terão a chance de apresentar seus projetos no Pitch Day ao time do ONS e, caso sejam escolhidas, desenvolverão Provas de Conceito (PoCs) durante um período de três meses.

O programa tem como objetivo estimular a criação de soluções criativas e eficazes para cinco grandes desafios do setor elétrico brasileiro:

  1. Estimativa de manutenção para estudos energéticos prospectivos: Identificar padrões de manutenção das unidades geradoras ligadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN) através da análise de dados históricos do ONS.

  2. Validação de modelos de equipamentos: Desenvolver soluções de inteligência de dados para comparar gráficos e validar modelos de simulação de equipamentos elétricos.

  3. Diagramação unifilar elétrica: Cadastrar graficamente as instalações do SIN de forma intuitiva e colaborativa, baseado em diagramas unifilares de instalações.

  4. Simplificação da liquidação de encargos de transmissão: Otimizar o processo de faturamento dos encargos de transmissão através de soluções eficientes de comunicação de dados financeiros.

  5. Impacto dos veículos elétricos: Representar adequadamente os efeitos dos veículos elétricos na demanda de energia, construindo cenários baseados em experiências internacionais.

Os participantes do InovAberta terão acesso a desafios reais e relevantes do setor elétrico, além de mentoria e suporte de especialistas do ONS. Terão também a oportunidade de apresentar suas soluções para um público qualificado e a possibilidade de estabelecer parcerias com o ONS e outras empresas do setor.

Marcelo Prais, diretor de TI, Relacionamento com os Agentes e Assuntos Regulatórios do ONS, destaca a importância do InovAberta como parte do Programa ONS Inova, visando desenvolver um ecossistema de inovação que apoie a jornada tecnológica do ONS em um contexto de rápida transformação energética no setor elétrico e no país.

Artigos relacionados

Rodeio de Eletricistas: Profissionais da CPFL Paulista Brilham em Competição de Segurança

Competição reúne profissionais em provas práticas que simulam desafios reais na operação de redes elétricas, com foco em...

Demanda de Carga no SIN Apresenta Menor Crescimento em Outubro

Projeções do ONS indicam que a afluência de energia permanecerá abaixo da média em diversos subsistemasA demanda de...

Novo PL Aprovado no Senado Pode Transformar a Iluminação Pública Brasileira

Proposta já aprovada pelo Senado está em análise na Câmara e visa substituir lâmpadas antigas por tecnologias mais...

Alerta do TCU: Atrasos nas Obras da Usina Nuclear de Angra 3 Podem Comprometer...

Auditoria revela problemas contratuais críticos e destaca riscos para a finalização do projeto que pode gerar 1.405 MW...