Acordo estratégico fortalece MME para impulsionar setor energético brasileiro

Data:

Compartilhe:

Parceria entre PPSA e EPE promete aprimorar políticas públicas e estudos no campo energético brasileiro

O Ministério de Minas e Energia (MME) recebeu um importante reforço para suas políticas públicas no campo da energia elétrica e do gás natural. A Pré-Sal Petróleo (PPSA) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), ambas vinculadas ao MME, firmaram um acordo de cooperação técnica com o objetivo de promover um intercâmbio de dados e informações essenciais para o desenvolvimento das atividades e estudos conduzidos pelas duas instituições.

O acordo, assinado no escritório da PPSA no Rio de Janeiro, terá duração de cinco anos e visa facilitar a troca de conhecimentos e informações entre as empresas. Esta colaboração promete agregar ainda mais qualidade e precisão aos estudos que subsidiam o planejamento, desenvolvimento e formulação de políticas energéticas nacionais sob a responsabilidade do MME.

A PPSA desempenha um papel fundamental na maximização dos resultados econômicos nos contratos de partilha de produção, na representação da União nos procedimentos de individualização da produção e na gestão dos contratos de comercialização de petróleo, gás natural e outros hidrocarbonetos fluidos da União. Por outro lado, a EPE concentra-se em prestar serviços de estudos e pesquisas destinadas a subsidiar o planejamento do setor energético, abrangendo energia elétrica, petróleo, gás natural, fontes energéticas renováveis e eficiência energética, entre outras áreas.

Essa parceria estratégica entre PPSA e EPE fortalece a capacidade do MME de conduzir políticas energéticas eficazes e sustentáveis, promovendo um ambiente mais sólido e colaborativo para o avanço dos setores de energia elétrica e gás natural no Brasil.

Artigos relacionados

Rodeio de Eletricistas: Profissionais da CPFL Paulista Brilham em Competição de Segurança

Competição reúne profissionais em provas práticas que simulam desafios reais na operação de redes elétricas, com foco em...

Demanda de Carga no SIN Apresenta Menor Crescimento em Outubro

Projeções do ONS indicam que a afluência de energia permanecerá abaixo da média em diversos subsistemasA demanda de...

Novo PL Aprovado no Senado Pode Transformar a Iluminação Pública Brasileira

Proposta já aprovada pelo Senado está em análise na Câmara e visa substituir lâmpadas antigas por tecnologias mais...

Alerta do TCU: Atrasos nas Obras da Usina Nuclear de Angra 3 Podem Comprometer...

Auditoria revela problemas contratuais críticos e destaca riscos para a finalização do projeto que pode gerar 1.405 MW...