Minerais para Transição Energética são Destaque em Seminário do MME

Data:

Compartilhe:

Evento reúne especialistas e representantes do setor para discutir políticas e diretrizes para a indústria mineral na era da energia sustentável

O Ministério de Minas e Energia (MME) concluiu com êxito um seminário dedicado aos minerais essenciais para a transição energética, contando com a participação de importantes entidades públicas e privadas do setor. O evento foi uma plataforma crucial para debater políticas e estratégias voltadas para a indústria mineral, especialmente no contexto da busca por fontes energéticas mais sustentáveis.

No segundo dia do seminário, o Secretário Nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do MME, Vitor Saback, deu início às discussões apresentando as diretrizes da Secretaria Nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SNGM) para o setor, enfatizando o papel crucial dos minerais na transição energética.

Durante o evento, foram discutidas diversas iniciativas voltadas para os minerais essenciais nesse processo, como a priorização de atos de outorgas de pesquisa mineral e lavra, oferta de crédito para investimentos, desenvolvimento da infraestrutura, fomento à pesquisa e inovação, e formação de mão-de-obra especializada.

Representantes de empresas de renome, como Vale S/A, Sigma Lithium e Mineração Serra Verde, juntamente com especialistas do Serviço Geológico do Brasil (SGB), contribuíram com debates sobre a produção brasileira de minerais fundamentais para a transição energética.

Durante a tarde, o diretor jurídico do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Walter Baère, apresentou soluções de financiamento específicas para o setor mineral, abordando diferentes aspectos como exploração, inovação, modernização e transição climática.

O seminário também abordou políticas públicas voltadas para a expansão da oferta de minerais fundamentais para a transição energética, com a participação de representantes da Agência Nacional de Mineração (ANM), Serviço Geológico do Brasil (SGB) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Encerrando o evento, um painel sobre o apoio oficial ao desenvolvimento da indústria de transformação mineral destacou a importância estratégica desses minerais. O painel contou com representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Conselho Superior da Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral (ADIMB) e Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). A diversidade de participantes e a amplitude das discussões refletiram o compromisso conjunto em impulsionar a indústria mineral do Brasil em direção a um futuro mais sustentável e próspero.

Artigos relacionados

Rodeio de Eletricistas: Profissionais da CPFL Paulista Brilham em Competição de Segurança

Competição reúne profissionais em provas práticas que simulam desafios reais na operação de redes elétricas, com foco em...

Demanda de Carga no SIN Apresenta Menor Crescimento em Outubro

Projeções do ONS indicam que a afluência de energia permanecerá abaixo da média em diversos subsistemasA demanda de...

Novo PL Aprovado no Senado Pode Transformar a Iluminação Pública Brasileira

Proposta já aprovada pelo Senado está em análise na Câmara e visa substituir lâmpadas antigas por tecnologias mais...

Alerta do TCU: Atrasos nas Obras da Usina Nuclear de Angra 3 Podem Comprometer...

Auditoria revela problemas contratuais críticos e destaca riscos para a finalização do projeto que pode gerar 1.405 MW...