Seminário sobre minerais estratégicos e transição energética reúne líderes globais e nacionais

Data:

Compartilhe:

China, União Europeia, CNI e empresas privadas participam do evento organizado pelo MME para discutir o papel do Brasil na transição energética.

O Ministério de Minas e Energia (MME) deu início ao seminário “Mineração e transformação mineral dos minerais estratégicos para a transição energética”, que ocorre nos dias 21 e 22 de fevereiro. No primeiro dia do evento, os participantes tiveram a oportunidade de debater temas cruciais, como as oportunidades da transição energética para o setor mineral brasileiro, a fabricação de baterias de lítio no Brasil e a indústria nacional de transformação mineral na cadeia de valor das baterias.

A abertura do seminário contou com a presença do ministro Alexandre Silveira, e destacou a importância do diálogo entre representantes do governo, empresas privadas e parceiros internacionais sobre questões fundamentais para o desenvolvimento sustentável do setor mineral brasileiro.

No primeiro bloco de discussões, participaram representantes da União Europeia e da embaixada da China, além de especialistas em políticas e indústria da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O diálogo enfatizou as oportunidades de cooperação internacional e o potencial de desenvolvimento da cadeia de valor das baterias de lítio no Brasil.

No período da tarde, o foco foi na fabricação de baterias de lítio no Brasil, com a participação de representantes do setor público e privado, incluindo o Secretário de Desenvolvimento Industrial do MDIC e líderes de empresas como WEG e Bravo Motors.

O último bloco do dia abordou a indústria nacional de transformação mineral na cadeia de valor de baterias, com a participação de importantes empresas brasileiras do setor.

Amanhã, as atividades do seminário continuarão com uma palestra do secretário Nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do MME, Vitor Saback, que irá discutir as diretrizes para a ampliação da oferta de minerais estratégicos e o desenvolvimento da indústria de transformação mineral no Brasil.

Para mais informações sobre a programação completa do evento, consulte o site oficial do MME.

spot_img

Artigos relacionados

Energia Solar Flutuante Deve Triplicar Até 2033 e Chegar a 77 GW de Capacidade...

Relatório da Wood Mackenzie projeta que Ásia-Pacífico liderará a expansão, com Índia, China e Indonésia dominando o mercadoA...

Energia Solar em Minas Gerais Bate Recorde e Ultrapassa Produção de Grandes Geradoras Fósseis

Com 10 GW de potência instalada, estado lidera a transição energética no Brasil, atraindo investidores internacionais e reduzindo...

V.Tal Expande Sustentabilidade com Usinas Solares para Data Centers

Parceria com Atlas Renewable Energy e Atiaia Renováveis fortalecerá infraestrutura digital e evitará emissões de CO2 nos próximos...

Descarbonização do Setor Elétrico Global Demandará Até US$ 2,2 Trilhões por Ano, Aponta Pesquisa

Levantamento da Thymos Energia e Abraceel destaca desafios e soluções para zerar emissões e ampliar a infraestrutura elétrica...