Financiamento não reembolsável impulsionará inovação sustentável no Brasil, com foco em energias renováveis e bioeconomia.
A Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), em parceria com o Ministério de Minas e Energia (MME), anunciou hoje a disponibilidade de R$ 500 milhões em recursos não reembolsáveis para financiar projetos inovadores em Energias Renováveis e Bioeconomia. O anúncio foi feito durante um webinar de apresentação da seleção pública.
O secretário-executivo adjunto do MME, Fernando Colli, representou a pasta no evento e enfatizou a importância da integração entre as políticas de inovação, industrial e energética para impulsionar o desenvolvimento econômico e social, com ênfase na sustentabilidade.
“A Transição Energética é um imperativo, mas também uma oportunidade para o Brasil. Temos todas as condições para liderar o processo, com crescimento econômico e geração de empregos de qualidade. Os investimentos em inovação são chave para internalizar processos produtivos e industriais”, destacou Colli.
Os editais estão alinhados com a política de transição energética brasileira, abrangendo a geração de energia por fontes renováveis, tecnologias de armazenamento de energia e hidrogênio de baixa emissão. Colli ressaltou a importância da inovação no desenvolvimento de tecnologias de transmissão de energia, tanto em infraestrutura quanto em digitalização.
A iniciativa visa apoiar projetos inovadores e relevantes para a sociedade, promovendo o adensamento de cadeias produtivas nacionais em setores como solar, eólica, hidrogênio, armazenamento de energia, transmissão e combustíveis sustentáveis. Empresas de todos os portes, com iniciativas de nível de maturidade intermediário (TRLs entre 3 e 7), podem apresentar projetos.
Para mais informações e participação, acesse a chamada de energias renováveis aqui.