ANEEL Contribui para Debates Cruciais sobre Potencial de Energias Renováveis e Abertura do Mercado Livre

Data:

Compartilhe:

Evento em São Paulo destaca o papel do Brasil como referência global em geração renovável e transição energética, com participação ativa do Diretor-Geral da ANEEL, Sandoval Feitosa

A terceira edição do congresso de networking do setor de energia renovável na América Latina teve início hoje em São Paulo, destacando a relevância e competitividade do Brasil no cenário global de geração renovável e transição energética. O Diretor-Geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Sandoval Feitosa, abriu a conferência com insights sobre o crescimento expressivo da fonte solar no país.

Segundo Feitosa, a energia solar foi a fonte renovável de maior crescimento em 2022, ultrapassando a eólica. Ele enfatizou o ambiente favorável para políticas públicas de desenvolvimento da fonte solar no Brasil, destacando que, embora existam desafios, o cenário tanto no país quanto no mundo é promissor. Feitosa ressaltou que, mesmo em um ambiente global conturbado pós-pandemia e início da guerra na Ucrânia, a geração solar mundial cresceu 22% em 2022.

O evento, que ocorre até amanhã (01/02), reúne lideranças nacionais e internacionais, além de representantes do setor de energias renováveis e agentes do mercado. O foco está na discussão do potencial do Brasil em energias renováveis e seu papel como um país “mais rico e mais verde”, conforme catalogado pelo Banco Mundial.

Na tarde de hoje, Sandoval Feitosa participou de um evento promovido pela Exame Renováveis, abordando o tema “Energias Renováveis e Abertura do Mercado Livre como Vetores de Competitividade ao País”. Feitosa enfatizou que a abertura do mercado livre representa um marco para as energias renováveis, proporcionando às empresas a oportunidade de escolher fornecedores alinhados com práticas sustentáveis. Ele também discutiu o papel da ANEEL na abertura do mercado, destacando que a agência está alinhada com a política de governo e está pronta para ajustes necessários.

O painel contou com a participação de representantes da PSR, CCEE, Cemig e Engie Brasil Energia, promovendo discussões fundamentais sobre as oportunidades proporcionadas pela abertura do mercado livre no setor de energia.

Artigos relacionados

Rodeio de Eletricistas: Profissionais da CPFL Paulista Brilham em Competição de Segurança

Competição reúne profissionais em provas práticas que simulam desafios reais na operação de redes elétricas, com foco em...

Demanda de Carga no SIN Apresenta Menor Crescimento em Outubro

Projeções do ONS indicam que a afluência de energia permanecerá abaixo da média em diversos subsistemasA demanda de...

Novo PL Aprovado no Senado Pode Transformar a Iluminação Pública Brasileira

Proposta já aprovada pelo Senado está em análise na Câmara e visa substituir lâmpadas antigas por tecnologias mais...

Alerta do TCU: Atrasos nas Obras da Usina Nuclear de Angra 3 Podem Comprometer...

Auditoria revela problemas contratuais críticos e destaca riscos para a finalização do projeto que pode gerar 1.405 MW...