Fitch Afasta Dúvidas e Afirma Ratings Positivos da Alupar Investimento SA

Data:

Compartilhe:

Agência de classificação de risco destaca baixo risco de negócio e perspectiva estável para o grupo

Na última avaliação realizada pela Fitch Ratings, divulgada hoje, os Ratings da Alupar Investimento SA e suas subsidiárias foram reafirmados, destacando a confiança da agência na solidez financeira e no desempenho operacional do grupo.

A Fitch manteve os IDRs (Issuer Default Ratings) de Longo Prazo em Moedas Estrangeira e Local da Alupar em ‘BB+’, enquanto a subsidiária Alupar Chile Inversiones SpA (Alupar Chile) manteve seu rating em ‘BBB-‘. Além disso, os Ratings Nacionais e de debêntures locais em circulação da Alupar e de sua subsidiária Foz do Rio Claro Energia SA foram reafirmados em ‘AAA(bra)’.

A subsidiária da Alupar, Amazônia Empresa Transmissora de Energia SA (AETE), também teve seu Rating Nacional em Escala Nacional mantido em ‘AA+(bra)’, juntamente com as debêntures locais em circulação.

A perspectiva para os ratings corporativos é estável, refletindo a visão otimista da Fitch em relação ao baixo risco de negócio da Alupar, respaldado por seu diversificado portfólio de ativos de transmissão de energia no Brasil. A empresa destaca-se pela previsibilidade de suas receitas e pelas altas margens operacionais.

A Fitch ressaltou que os ratings da Alupar também são beneficiados pela atividade de geração de energia, que desempenha um papel crucial na mitigação de riscos operacionais e regulatórios. A agência de classificação de risco espera que o grupo continue a reduzir sua alavancagem e alcance fluxo de caixa livre (FCF) positivo nos próximos anos, à medida que os investimentos diminuem.

Entretanto, a Fitch observa que o IDR em Moeda Estrangeira da Alupar é limitado pelo teto-país ‘BB+’ do Brasil, enquanto o ambiente operacional no país também limita o IDR em Moeda Local.

Os ratings positivos da Alupar Chile e da Foz do Rio Claro refletem, principalmente, os altos incentivos legais da Alupar para apoiar essas empresas. Por sua vez, o rating da AETE se beneficia de incentivos operacionais médios, consolidando a posição sólida do grupo no setor de energia.

A reafirmação dos ratings pela Fitch reforça a confiança no sólido desempenho financeiro e na governança corporativa da Alupar, consolidando sua posição como uma referência no mercado de energia.

spot_img

Artigos relacionados

Energia Solar Flutuante Deve Triplicar Até 2033 e Chegar a 77 GW de Capacidade...

Relatório da Wood Mackenzie projeta que Ásia-Pacífico liderará a expansão, com Índia, China e Indonésia dominando o mercadoA...

Energia Solar em Minas Gerais Bate Recorde e Ultrapassa Produção de Grandes Geradoras Fósseis

Com 10 GW de potência instalada, estado lidera a transição energética no Brasil, atraindo investidores internacionais e reduzindo...

V.Tal Expande Sustentabilidade com Usinas Solares para Data Centers

Parceria com Atlas Renewable Energy e Atiaia Renováveis fortalecerá infraestrutura digital e evitará emissões de CO2 nos próximos...

Descarbonização do Setor Elétrico Global Demandará Até US$ 2,2 Trilhões por Ano, Aponta Pesquisa

Levantamento da Thymos Energia e Abraceel destaca desafios e soluções para zerar emissões e ampliar a infraestrutura elétrica...