ONS Promove Webinar para Introdução do Novo Procedimento de Envio de Informações de Interrupção de Carga

Data:

Compartilhe:

Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) adota o Sistema Integrado de Perturbações (SIPER) para consolidar dados de interrupção de carga, promovendo robustez e segurança no processo. Webinar informativo agendado para 18 de janeiro de 2024.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que a partir de 1º de fevereiro de 2024, o procedimento de envio de informações consolidadas de interrupção de carga pelos agentes de distribuição e consumidores livres conectados à Rede Básica ou DIT será exclusivamente realizado pelo Sistema Integrado de Perturbações (SIPER). Este novo sistema substituirá o método atual de envio por e-mail.

O SIPER representa uma evolução no processo, concentrando e sistematizando o recebimento de todas as informações relacionadas às perturbações em uma plataforma única, proporcionando maior robustez e segurança na consolidação dos dados.

Para orientar os agentes sobre o funcionamento do SIPER e esclarecer dúvidas, o ONS organizará um webinar no dia 18 de janeiro de 2024, das 10h às 11h. As inscrições podem ser feitas aqui ou pelo link disponível abaixo.

Até 1º de fevereiro de 2024, os representantes dos agentes de distribuição e dos consumidores livres conectados à Rede Básica ou DIT responsáveis pelo envio de dados de interrupção de carga devem cadastrar-se no sistema SIPER por meio do SINtegre, seguindo os passos indicados.

Instruções para Cadastro no SIPER:

  1. Acesse a página Meu Perfil > Meus Sistemas no SINtegre link aqui.
  2. Navegue até o SIPER em Avaliação da Operação > Análise de ocorrência e perturbações > Sistema Integrado de Perturbações.
  3. Clique em Incluir Perfil de Acesso, selecione o agente que representa em escopo e marque o perfil “SIPER – Agente de distribuição / consumidor livre”.
  4. Clique em Incluir para finalizar. Repita o procedimento para representar mais de um agente.

Detalhes do Webinar:

O ONS destaca a importância da transição para o SIPER, proporcionando uma maneira mais eficiente e segura de relatar interrupções de carga, contribuindo para a estabilidade e confiabilidade do sistema elétrico brasileiro.

spot_img

Artigos relacionados

Energia Solar Flutuante Deve Triplicar Até 2033 e Chegar a 77 GW de Capacidade...

Relatório da Wood Mackenzie projeta que Ásia-Pacífico liderará a expansão, com Índia, China e Indonésia dominando o mercadoA...

Energia Solar em Minas Gerais Bate Recorde e Ultrapassa Produção de Grandes Geradoras Fósseis

Com 10 GW de potência instalada, estado lidera a transição energética no Brasil, atraindo investidores internacionais e reduzindo...

V.Tal Expande Sustentabilidade com Usinas Solares para Data Centers

Parceria com Atlas Renewable Energy e Atiaia Renováveis fortalecerá infraestrutura digital e evitará emissões de CO2 nos próximos...

Descarbonização do Setor Elétrico Global Demandará Até US$ 2,2 Trilhões por Ano, Aponta Pesquisa

Levantamento da Thymos Energia e Abraceel destaca desafios e soluções para zerar emissões e ampliar a infraestrutura elétrica...