ONS Inicia Licitação Internacional para Desenvolvimento de Previsão de Geração Solar

Data:

Compartilhe:

Parte do Projeto META II, a iniciativa visa aprimorar modelos de previsão com técnicas avançadas.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) deu início ao processo de seleção de empresas para uma licitação internacional visando a contratação da consultoria 2 para a execução do subprojeto de Previsão de Geração de Fonte Solar. O objetivo principal é o desenvolvimento de um modelo de previsão de geração solar fotovoltaica, abrangendo o horizonte de tempo real, que vai desde minutos até vinte e quatro horas à frente.

Para alcançar avanços significativos, o projeto prevê a utilização de diversas metodologias de previsão de geração solar. Isso inclui técnicas de machine learning, modelagem regressiva, smart persistence, além do emprego de previsão numérica do tempo. A proposta também incorpora a utilização de metodologias para análise e tratamento de dados solarimétricos e meteorológicos observados in situ, bem como dados de satélite.

O subprojeto faz parte da segunda etapa do Projeto de Assistência Técnica dos Setores de Energia e Mineral – Projeto META II. Essa iniciativa é implementada por meio de um acordo de empréstimo entre o governo brasileiro e o Banco Mundial, buscando promover o desenvolvimento e a capacitação técnica do setor energético brasileiro. O Ministério de Minas e Energia (MME) coordena o projeto, que tem previsão de conclusão até dezembro de 2025.

Empresas interessadas em participar da licitação devem apresentar seus portfólios comprovando a aderência aos critérios estabelecidos. O prazo para a entrega dos documentos é até 5 de fevereiro de 2024, através do e-mail compras@ons.org.br; cpereira@ons.org.br; e alexandre.ferreira@ons.org.br.

Critérios para Escolha:

  • Mínimo de 5 anos de atuação no mercado.
  • Experiência em estudos e desenvolvimento de modelos numéricos de previsão do tempo, análise de dados meteorológicos e metodologias para previsão de variáveis meteorológicas.
  • Experiência com dados de satélite, técnicas de identificação e previsão de deslocamento de nuvens.
  • Competência em soluções tecnológicas e consultoria técnica no setor de energia elétrica e fontes intermitentes, especialmente em geração solar fotovoltaica.
  • Experiência em análise, tratamento e preenchimento de dados meteorológicos, solarimétricos e de geração solar fotovoltaica, incluindo gestão de grandes volumes de dados.
  • Experiência em estudos e desenvolvimentos de metodologias para previsão de geração de fontes intermitentes, com conhecimentos comprovados em inteligência artificial e machine learning.
  • Experiência em gestão de projetos relacionados a este subprojeto.
  • Proficiência em comunicação e elaboração de relatórios em língua portuguesa.

Uma reunião virtual será realizada em 23 de janeiro para esclarecimento de dúvidas das empresas interessadas. Clique aqui para acessar a reunião via Microsoft Teams.

Para mais informações sobre o Projeto META II, acesse aqui.

Artigos relacionados

Aprovado na Câmara dos Deputados Projeto que Amplia Investimentos em Eficiência Energética

Proposta fortalece programas de eficiência energética e antecipa destinação de recursos para P&D e iluminação pública com lâmpadas...

EPE Lança Notas Técnicas sobre Incertezas e Perdas na Geração Eólica e Fotovoltaica

Documentos visam aprimorar metodologias de certificação e garantir precisão nos leilões de energiaDiante da crescente importância das fontes...

BYD Apresenta Relatório de Sustentabilidade 2023 com Destaque para Avanços no Brasil

Empresa reforça compromisso com o desenvolvimento sustentável e celebra marcos importantes na produção de veículos elétricos e tecnologia...

RGE Destina Mais de R$ 6 Milhões para Reconstrução pós-Enchentes no Rio Grande do...

Distribuidora de energia fortalece parceria com o Instituto CPFL para apoiar 2 mil famílias afetadas pelas recentes enchentes...