ONS destaca a estabilidade na projeção de ENA para a região Sudeste/Centro-Oeste

Data:

Compartilhe:

Afluência Estável no Sudeste/Centro-Oeste ao Final de Dezembro, com Expectativa de ENA em 63% da MLT

O último boletim do Programa Mensal de Operação (PMO), referente à semana operativa de 23 a 29 de dezembro, destaca a estabilidade na projeção de Energia Natural Afluente (ENA) para a região Sudeste/Centro-Oeste, que abriga 70% dos reservatórios de maior importância no Sistema Interligado Nacional (SIN). A ENA está prevista em 63% da Média de Longo Termo (MLT), em comparação com os 64% divulgados na revisão anterior. As previsões para os demais subsistemas incluem 207% da MLT para o Sul, 34% para o Norte e 18% para o Nordeste ao final de dezembro.

Os cenários prospectivos para a demanda de carga no último dia do ano indicam uma aceleração tanto para o SIN como para todos os subsistemas. Esse comportamento é influenciado por temperaturas acima da média ao longo do mês e previsões semelhantes para os dias seguintes. Para o SIN, espera-se um avanço de 13% (81.670 MWmed). Destacam-se, pela primeira vez desde junho de 2022, as perspectivas mais expressivas para o Sudeste/Centro-Oeste, com 15,3% (46.760 MWmed), seguido pelo Norte com 13% (7.291 MWmed), Nordeste com 11,6% (13.270 MWMed), e Sul com 7,3% (14.349 MWmed). Esses percentuais comparam os resultados estimados para o final de dezembro de 2023 com o mesmo período do ano anterior.

As indicações de Energia Armazenada (EAR) para o fechamento do mês mantêm-se estáveis, com dois subsistemas projetados para ficar acima de 50%: o Sul, com 88,3% (85,6% na revisão anterior), e o Sudeste/Centro-Oeste, com 61% (61,8%). Se confirmado, o resultado para o Sudeste/Centro-Oeste será o melhor desde 2009 (72,3%). O Nordeste e o Norte devem apresentar índices de 48,9% e 45,9%, respectivamente, na mesma data.

Em relação ao Custo Marginal de Operação (CMO), este permanece em zero em todos os subsistemas, mantendo a tendência observada ao longo deste ano. O ONS continua monitorando atentamente as condições operacionais do sistema elétrico nacional para garantir a segurança e a eficiência do fornecimento de energia.

Artigos relacionados

Rodeio de Eletricistas: Profissionais da CPFL Paulista Brilham em Competição de Segurança

Competição reúne profissionais em provas práticas que simulam desafios reais na operação de redes elétricas, com foco em...

Demanda de Carga no SIN Apresenta Menor Crescimento em Outubro

Projeções do ONS indicam que a afluência de energia permanecerá abaixo da média em diversos subsistemasA demanda de...

Novo PL Aprovado no Senado Pode Transformar a Iluminação Pública Brasileira

Proposta já aprovada pelo Senado está em análise na Câmara e visa substituir lâmpadas antigas por tecnologias mais...

Alerta do TCU: Atrasos nas Obras da Usina Nuclear de Angra 3 Podem Comprometer...

Auditoria revela problemas contratuais críticos e destaca riscos para a finalização do projeto que pode gerar 1.405 MW...