Sábado, Abril 26, 2025
25 C
Rio de Janeiro

MME abre consulta pública para unificar regras do mercado de gás natural e atrair investimentos

Iniciativa do MME visa eliminar insegurança jurídica e promover um ambiente regulatório mais competitivo e previsível para o setor de gás no Brasil

O Ministério de Minas e Energia (MME) abriu nesta quinta-feira (24) uma chamada pública para contribuições voltadas à harmonização regulatória do mercado de gás natural no Brasil. A ação tem como objetivo alinhar as normas estaduais e federais, promovendo maior segurança jurídica, previsibilidade para investimentos e redução de custos no setor.

A medida integra os esforços para o avanço do Pacto Nacional para o Desenvolvimento do Mercado de Gás Natural, iniciativa que pretende modernizar o ambiente regulatório por meio da convergência normativa entre as diferentes esferas governamentais. Atualmente, a fragmentação das regras representa um dos principais obstáculos ao crescimento do setor, dificultando tanto o planejamento de longo prazo por parte das empresas quanto a implementação de políticas públicas consistentes.

Segundo o MME, a harmonização regulatória proporcionará um mercado mais eficiente, competitivo e atrativo a novos investimentos, especialmente em infraestrutura, transporte, distribuição e comercialização de gás natural. Com a sistematização das normas, espera-se também um impacto positivo direto para os consumidores, por meio da redução dos custos operacionais e tarifários.

Desafios regulatórios e oportunidades

A proposta surge em um contexto em que o Brasil busca consolidar o gás natural como vetor estratégico de transição energética, ampliando sua presença na matriz e promovendo a diversificação das fontes energéticas. No entanto, a atual multiplicidade de normas entre União e estados tem criado barreiras significativas para o avanço do setor.

Para o governo federal, essa fragmentação resulta em insegurança jurídica, entraves para novos negócios e encarecimento de operações, o que torna o mercado menos dinâmico e competitivo. A harmonização das regras é vista como um passo fundamental para destravar investimentos e viabilizar projetos em diferentes regiões do país.

Além disso, a convergência regulatória abre espaço para a inserção do biometano, combustível renovável com grande potencial de expansão no Brasil, aproveitando a infraestrutura de gás natural já existente. Essa sinergia entre fontes fósseis e renováveis é apontada como uma das vantagens estratégicas do novo modelo que está sendo proposto.

Participação ampla e colaborativa

A chamada pública permanecerá aberta por 30 dias na plataforma Participa+Brasil, e está voltada à participação de todos os agentes interessados: representantes do setor produtivo, acadêmicos, reguladores estaduais, consumidores, gestores públicos e sociedade civil.

As contribuições recebidas serão analisadas pela equipe técnica do MME e podem ser incorporadas diretamente à proposta do Pacto Nacional. O ministério destaca que a construção de um mercado mais eficiente depende de um processo colaborativo, transparente e plural.

A expectativa é que, com a consolidação do novo marco regulatório, o país avance em direção a um mercado de gás mais integrado, competitivo e sustentável, contribuindo para a reindustrialização do Brasil e a expansão da infraestrutura energética em bases modernas.

Destaques

Indústria reage à proposta de retirada de subsídios à energia solar em nome da tarifa social

FIEMS alerta para prejuízos ao setor produtivo, perda de...

Belo Monte avalia construção de nova barragem para elevar regularidade da geração de energia no Xingu

Estudo em fase inicial considera reservatório sem geradores para...

Preço da energia solar sobe no Brasil, mas ainda é 7% mais barato que há um ano

Equipamentos fotovoltaicos ficam mais caros e elevam o custo...

Projeto em Pernambuco utiliza pela primeira vez no país rastreador solar NX Horizon-XTR™

Tecnologia ajustável ao terreno diminui escavações, preserva a vegetação...

Últimas Notícias

Fórum GD Sudeste chega ao Rio de Janeiro com foco em...

Com realização prevista para maio, evento reunirá especialistas para...

ISA ENERGIA BRASIL avança em projeto estratégico e energiza trecho essencial...

Seccionamento da linha Ibiúna–Tijuco Preto amplia confiabilidade da Subestação...

Copa Energia reforça compromisso com inovação e sustentabilidade ao patrocinar o...

Presença pelo segundo ano consecutivo no maior evento de...

ANEEL aciona bandeira amarela em maio e alerta para aumento no...

Redução das chuvas marca transição para o período seco...

Chile inaugura maior parque de baterias da América Latina e evidencia...

Instalação de 200 MW em sistemas de armazenamento no...

Startup brasileira apresenta tecnologia com inteligência artificial no Web Summit Rio...

A Gridly, spin-off da Orbital, oferece solução acessível a...

Artigos Relacionados

Categorias Populares