Domingo, Maio 18, 2025
25 C
Rio de Janeiro

Moby: Expansão da Mobilidade Elétrica com Eletropostos em Rodovias Brasileiras

Projeto-piloto da Moby promete instalar eletropostos estratégicos nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, visando o crescimento da mobilidade elétrica no país

A Solarprime, uma das principais redes de franquias de energia solar do Brasil, está dando um passo significativo rumo à mobilidade elétrica. Em parceria com a BelEnergy, distribuidora de equipamentos fotovoltaicos, a empresa lança a Moby, uma nova companhia especializada em soluções integradas de carregadores para veículos elétricos. O grande destaque do lançamento é a criação de uma rede de eletropostos, que inicialmente atenderá rodovias estratégicas nas regiões Centro-Oeste e Sudeste.

Com o mercado de veículos elétricos aquecido, o projeto-piloto da Moby prevê a instalação de pontos de recarga entre o Distrito Federal e Goiânia e outra rota que ligará Campinas (SP) ao litoral paulista. Essas regiões foram escolhidas devido ao número crescente de veículos elétricos em circulação e sua importância estratégica para o fluxo de mobilidade. A proposta é que, até o final de 2024, a Moby instale e conecte 200 carregadores, oferecendo aos motoristas de veículos elétricos soluções de recarga rápida, eficiente e inteligente.

A Expansão da Mobilidade Elétrica no Brasil

A iniciativa da Solarprime com a Moby surge em um momento de forte crescimento da eletromobilidade no Brasil. Somente no primeiro semestre de 2024, foram emplacados 94.616 veículos eletrificados no país, superando o número total de vendas de 2023, que foi de 93.927 unidades. Esse aumento da demanda por veículos elétricos cria a necessidade de uma infraestrutura de recarga mais robusta e acessível.

De acordo com estimativas da Tupi Mobilidade, o Brasil já conta com 8.800 eletropostos públicos e semipúblicos, mas a expansão da rede ainda é fundamental para acompanhar o ritmo de crescimento do mercado. A Moby pretende ser protagonista nesse cenário, utilizando a capilaridade da rede de franquias da Solarprime para garantir que pontos de recarga sejam instalados em diversas regiões do país.

O CEO da Solarprime, Mário Campo Grande, destaca o papel estratégico da empresa nesse processo de transformação da infraestrutura de recarga no Brasil. “Nossa meta é instalar e conectar 200 carregadores até dezembro de 2024, oferecendo soluções tecnológicas integradas com aplicativos que vão permitir a gestão inteligente e eficaz das recargas”, afirmou Campo Grande.

Modelos de Carregadores e Tecnologia Avançada

A Moby já disponibilizará, desde o início, dois modelos de carregadores para venda: o semirrápido AC de 22kW e o rápido DC de 60kW. Ambos os modelos são compatíveis com a maioria dos veículos eletrificados no Brasil e utilizam conectores tipo II, os mais comuns no mercado. Além disso, os carregadores estão equipados com a tecnologia OCPP 1.6J, um protocolo aberto de comunicação entre carregadores e plataformas de gerenciamento, que garante uma recarga mais segura e eficiente.

Segundo o CEO da Solarprime, essa tecnologia permitirá que as estações de recarga sejam monitoradas em tempo real, além de possibilitar a integração com o aplicativo Moby e outros sistemas de gerenciamento. “Com o protocolo OCPP, podemos monitorar as estações remotamente, realizar intervenções e integrar nossos carregadores com outros Operadores de Ponto de Recarga, garantindo interoperabilidade”, explica.

Facilidades para o Usuário com o App Moby Recargas

Com o aplicativo Moby Recargas, desenvolvido em parceria com a VoltBras, os usuários terão acesso a uma rede integrada de eletropostos. O app fornecerá informações detalhadas sobre a disponibilidade dos carregadores, o estado das estações (se estão em uso ou disponíveis) e permitirá a gestão do pagamento diretamente pelo celular, utilizando cartão de crédito ou saldo em carteira. O aplicativo também contará com funcionalidades como a liberação de vouchers de gratuidade ou descontos em recargas.

Além do aplicativo para motoristas, a Moby também oferece uma plataforma de gestão que permite o acompanhamento em tempo real do uso dos eletropostos, além de controlar o faturamento e a supervisão de alarmes. Isso oferece uma gestão completa para os operadores de recarga, facilitando a manutenção e monitoramento das estações.

Expansão Através de Comodato

Outra frente de expansão da Moby será a instalação de carregadores em estabelecimentos comerciais por meio de um modelo de comodato. Nesse sistema, comerciantes poderão instalar os carregadores elétricos em seus estabelecimentos sem custo, com toda a operação sendo gerida pela Moby, que cuidará da instalação, manutenção e gestão de aplicativos, além de monitoramento e atendimento ao cliente. O objetivo é incentivar ainda mais a expansão da rede de recargas em áreas comerciais e de grande circulação.

O diretor comercial da Moby, Lincon Souza, explica que os estabelecimentos participantes também terão um benefício financeiro, uma vez que a Moby reembolsará a energia utilizada nos pontos de recarga, oferecendo um percentual sobre a receita gerada pelas recargas. “Essa é uma forma de garantir que mais comerciantes adotem os pontos de recarga e promovam o uso de veículos elétricos, contribuindo para a transição energética”, afirma Souza.

Destaques

Tokenização de usinas solares inaugura nova era de investimentos acessíveis em energia limpa no Brasil

Tecnologia baseada em blockchain transforma painéis solares em ativos...

Estudo aponta que energia solar com baterias pode reduzir em até 44% o custo da eletricidade na Amazônia

Relatório encomendado pela Frente Nacional dos Consumidores de Energia...

Palácio da Alvorada terá usina solar e prevê economia anual de R$ 1 milhão com energia

Com investimento de R$ 3,5 milhões via Programa de...

Investimentos em Gás Natural no Brasil Travam Sem Garantias Regulatórias, Fiscais e Jurídicas

Lideranças do setor energético alertam, durante o Seminário de...

Últimas Notícias

Reforma do setor elétrico pode aumentar em até 18,5% a TUSD...

Proposta do MME realoca custos tarifários e pressiona principalmente...

ISA ENERGIA BRASIL conclui modernização estratégica do Centro de Operação de...

Unidade reforça a retaguarda operacional da companhia com tecnologia...

Tokenização de usinas solares inaugura nova era de investimentos acessíveis em...

Tecnologia baseada em blockchain transforma painéis solares em ativos...

Estudo aponta que energia solar com baterias pode reduzir em até...

Relatório encomendado pela Frente Nacional dos Consumidores de Energia...

Carros elétricos superam 25% do mercado global em 2025 e aceleram...

Novo relatório da Agência Internacional de Energia aponta crescimento...

Mauricio Lyrio assume Secretaria de Clima, Energia e Meio Ambiente do...

Diplomata com sólida atuação internacional substituirá André Corrêa do...

Artigos Relacionados

Categorias Populares