Segunda-feira, Maio 19, 2025
21.8 C
Rio de Janeiro

ONS e CCEE realizam Workshop sobre Resposta da Demanda por Disponibilidade em outubro

Evento online abordará a operacionalização do mecanismo competitivo recém-aprovado pela Aneel; edital já está disponível para consulta

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), em parceria com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), promoverá um workshop online no dia 03 de outubro de 2024, das 14h30 às 16h30, com o objetivo de esclarecer e detalhar o funcionamento do mecanismo competitivo para a contratação de Resposta da Demanda por Disponibilidade. Esse mecanismo faz parte das iniciativas voltadas à eficiência energética, buscando ampliar a flexibilidade e garantir o equilíbrio da oferta e demanda no sistema elétrico brasileiro.

O evento, que será realizado por meio da plataforma Webex, é voltado para os agentes do setor elétrico e empresas interessadas em participar do processo. Durante o workshop, o ONS e a CCEE apresentarão uma visão geral do programa, suas principais etapas e as informações necessárias para sua correta operacionalização. Além disso, haverá espaço para que os participantes tirem dúvidas em tempo real com os especialistas responsáveis pela condução do programa.

A Resposta da Demanda por Disponibilidade (RDD) é uma ferramenta estratégica que visa incentivar a modulação do consumo de grandes consumidores em períodos críticos, oferecendo uma alternativa mais ágil e econômica para o ajuste da oferta de energia. O programa tem como foco contratar o serviço por meio de um mecanismo competitivo, com regras bem definidas para garantir transparência e eficiência no processo de seleção.

Período de inscrição e datas importantes

O processo de inscrição para os interessados em participar do mecanismo competitivo ficará aberto entre os dias 03 de outubro e 10 de outubro de 2024. Já a realização do mecanismo competitivo, onde as empresas candidatas poderão oferecer suas propostas, ocorrerá no dia 15 de outubro de 2024. A vigência do produto contratado será de 01 de novembro de 2024 a 31 de janeiro de 2025, período em que os agentes selecionados poderão disponibilizar o serviço de modulação de demanda.

A apresentação durante o workshop será uma oportunidade importante para que os agentes entendam as fases do processo e as exigências técnicas e operacionais envolvidas. A modulação da demanda será realizada de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo ONS, e o mecanismo competitivo visa garantir que as propostas mais vantajosas em termos de preço e confiabilidade sejam selecionadas.

Edital já disponível para consulta

O ONS também anunciou a liberação da versão final do edital do Programa de Resposta da Demanda por Disponibilidade nesta quarta-feira, 27 de setembro de 2024, após a aprovação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O documento, denominado Edital Nº RD-D/001/2024-ONS, contém todas as informações detalhadas sobre o produto, o preço-teto e os parâmetros técnicos que devem ser atendidos pelos participantes. O edital também especifica todas as regras, políticas e procedimentos que guiarão o mecanismo competitivo.

Destaques

Tokenização de usinas solares inaugura nova era de investimentos acessíveis em energia limpa no Brasil

Tecnologia baseada em blockchain transforma painéis solares em ativos...

Estudo aponta que energia solar com baterias pode reduzir em até 44% o custo da eletricidade na Amazônia

Relatório encomendado pela Frente Nacional dos Consumidores de Energia...

Palácio da Alvorada terá usina solar e prevê economia anual de R$ 1 milhão com energia

Com investimento de R$ 3,5 milhões via Programa de...

Investimentos em Gás Natural no Brasil Travam Sem Garantias Regulatórias, Fiscais e Jurídicas

Lideranças do setor energético alertam, durante o Seminário de...

Últimas Notícias

Reforma do setor elétrico pode aumentar em até 18,5% a TUSD...

Proposta do MME realoca custos tarifários e pressiona principalmente...

ISA ENERGIA BRASIL conclui modernização estratégica do Centro de Operação de...

Unidade reforça a retaguarda operacional da companhia com tecnologia...

Tokenização de usinas solares inaugura nova era de investimentos acessíveis em...

Tecnologia baseada em blockchain transforma painéis solares em ativos...

Estudo aponta que energia solar com baterias pode reduzir em até...

Relatório encomendado pela Frente Nacional dos Consumidores de Energia...

Carros elétricos superam 25% do mercado global em 2025 e aceleram...

Novo relatório da Agência Internacional de Energia aponta crescimento...

Mauricio Lyrio assume Secretaria de Clima, Energia e Meio Ambiente do...

Diplomata com sólida atuação internacional substituirá André Corrêa do...

Artigos Relacionados

Categorias Populares