Iniciativa visa desburocratizar o setor e aumentar a segurança das informações no mercado de energia
O Ministério de Minas e Energia (MME) publicou, na última sexta-feira (28/06), a Portaria Normativa Nº 83 GM/MME, que estabelece um novo processo para a declaração de demanda nos leilões de energia elétrica. A criação do Sistema de Gerenciamento de Leilões (SGL) promete otimizar o recebimento dessas declarações e foi desenvolvida em parceria com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
O SGL surge como uma ferramenta crucial para aumentar a segurança das informações e desburocratizar o setor elétrico, oferecendo uma interface aprimorada para os agentes de distribuição. Estes agentes agora receberão notificações por e-mail com detalhes sobre o processo de declaração do certame em andamento, incluindo a confirmação da inserção dos dados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e o envio das declarações.
A confidencialidade das informações será mantida, garantindo a segurança e a competitividade dos leilões de energia elétrica.
O novo sistema foi apresentado oficialmente no dia 20 de junho, durante uma edição especial do evento Momento Capacita, voltado para a capacitação do mercado de energia. Nesta ocasião, os agentes de distribuição puderam participar de uma simulação para testar a funcionalidade do SGL.