Domingo, Maio 18, 2025
23.5 C
Rio de Janeiro

Magda Chambriard Assume Presidência da Petrobras e Anuncia Antecipação do FPSO Maria Quitéria

Em cerimônia com a presença do presidente Lula, nova presidente destaca investimentos e transição energética

Nesta quarta-feira (19/06), Magda Chambriard tomou posse como presidente da Petrobras, em uma solenidade no Centro de Pesquisas (Cenpes) da companhia no Rio de Janeiro. O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, além de outros seis ministros, presidentes de estatais e diversas autoridades.

Durante a cerimônia, Magda Chambriard anunciou a antecipação da operação do FPSO Maria Quitéria para o último trimestre deste ano. A unidade será instalada no campo de Jubarte, na porção capixaba da Bacia de Campos. Este avanço faz parte dos esforços da Petrobras para investir em exploração e produção, visando financiar a transição energética da companhia.

Em seu discurso, o presidente Lula destacou a importância da Petrobras para o desenvolvimento do Brasil e a necessidade de manter os investimentos em novas tecnologias e energias renováveis. “Mesmo quando o petróleo não for mais o motivo de existência da Petrobras, ela ainda será uma empresa de energia, refinando biodiesel, produzindo hidrogênio verde e outras soluções sustentáveis. A Petrobras crescendo, todos ganham. Quanto mais lucro, haverá mais investimentos, mais impostos retornando para os estados e municípios”, afirmou Lula.

Magda Chambriard, ao assumir o cargo, enfatizou os desafios futuros e as novas frentes de investimentos da Petrobras. Ela assegurou que a empresa seguirá seu Plano Estratégico com o potencial de gerar milhares de empregos e recursos significativos para a União, estados e municípios. “Vamos tornar realidade o que foi planejado, com celeridade”, garantiu a nova presidente.

Chambriard ressaltou a importância da governança e dos resultados empresariais robustos, além de destacar a necessidade de fortalecer os ativos de petróleo e gás e as plantas de refino com investimentos consistentes e tempestivos, visando reduzir progressivamente as emissões de carbono. “Nosso Plano estabelece a trajetória que a companhia irá percorrer como uma líder brasileira da transição energética justa e inclusiva”, afirmou.

A reposição das reservas de petróleo e gás natural para garantir a segurança energética nacional durante a transição energética foi outro tema crucial abordado por Chambriard. Ela destacou a importância do desenvolvimento de novas fronteiras exploratórias, como a Margem Equatorial e o Sul do Brasil, sempre seguindo rigorosos padrões de segurança e conformidade ambiental.

O ministro Alexandre Silveira apoiou a visão de Chambriard e reforçou a necessidade de encontrar uma solução para o licenciamento do projeto da Petrobras em águas profundas do Amapá. “A pesquisa da Margem Equatorial é uma questão de soberania nacional e responsabilidade com os brasileiros, um caminho que trilharemos de forma ambientalmente segura para conhecer o potencial de pluralidade das nossas riquezas rumo à independência energética. Uma Petrobras mais forte vai gerar ainda mais riqueza para o Brasil”, disse o ministro.

A cerimônia também contou com a presença da primeira-dama, Janja Lula da Silva, e dos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil), Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos), Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), Margareth Menezes (Cultura) e o ministro interino da Secom, Laércio Portela. Entre outros convidados estavam o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, o presidente da Caixa, Carlos Vieira, a deputada Benedita da Silva, o diretor-geral da ANP, Rodolfo Saboia, o presidente do Conselho de Administração da Petrobras, Pietro Mendes, o coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Dayvid Bacelar, e o secretário-geral da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), Adaedson Costa.

Destaques

Tokenização de usinas solares inaugura nova era de investimentos acessíveis em energia limpa no Brasil

Tecnologia baseada em blockchain transforma painéis solares em ativos...

Estudo aponta que energia solar com baterias pode reduzir em até 44% o custo da eletricidade na Amazônia

Relatório encomendado pela Frente Nacional dos Consumidores de Energia...

Palácio da Alvorada terá usina solar e prevê economia anual de R$ 1 milhão com energia

Com investimento de R$ 3,5 milhões via Programa de...

Investimentos em Gás Natural no Brasil Travam Sem Garantias Regulatórias, Fiscais e Jurídicas

Lideranças do setor energético alertam, durante o Seminário de...

Últimas Notícias

Reforma do setor elétrico pode aumentar em até 18,5% a TUSD...

Proposta do MME realoca custos tarifários e pressiona principalmente...

ISA ENERGIA BRASIL conclui modernização estratégica do Centro de Operação de...

Unidade reforça a retaguarda operacional da companhia com tecnologia...

Tokenização de usinas solares inaugura nova era de investimentos acessíveis em...

Tecnologia baseada em blockchain transforma painéis solares em ativos...

Estudo aponta que energia solar com baterias pode reduzir em até...

Relatório encomendado pela Frente Nacional dos Consumidores de Energia...

Carros elétricos superam 25% do mercado global em 2025 e aceleram...

Novo relatório da Agência Internacional de Energia aponta crescimento...

Mauricio Lyrio assume Secretaria de Clima, Energia e Meio Ambiente do...

Diplomata com sólida atuação internacional substituirá André Corrêa do...

Artigos Relacionados

Categorias Populares