Sábado, Maio 24, 2025
20.8 C
Rio de Janeiro

CCDD debaterá Compartilhamento de Infraestrutura de entre prestadoras de serviços de telecomunicações e concessionárias de energia elétrica

PL que Regulamenta o Compartilhamento de Postes e Estruturas será Tema de Audiência Pública

A Comissão de Comunicação e Direito Digital (CCDD) aprovou nesta quarta-feira (12) um requerimento para a realização de uma audiência pública sobre o Projeto de Lei (PL) 3.220/2019, que propõe mudanças no compartilhamento de infraestrutura entre prestadoras de serviços de telecomunicações e concessionárias de energia elétrica. A solicitação foi feita pelo senador Esperidião Amin (PP-SC) e a audiência será agendada para uma data posterior.

O PL, de autoria do senador Weverton (PDT-MA), tem como objetivo estabelecer regras claras para o compartilhamento de postes, dutos e condutos entre distribuidoras de energia elétrica, empresas de telecomunicações e do setor de petróleo. A proposta visa otimizar recursos e promover a concorrência no mercado, enfrentando desafios práticos e jurídicos que atualmente dificultam essa prática.

A falta de regulamentação específica, de acordo com o texto do projeto, resulta em insegurança jurídica, desequilíbrios contratuais e obstáculos para a expansão e melhoria dos serviços prestados. Por isso, a realização da audiência pública se mostra essencial para reunir especialistas, representantes do governo, do setor privado e da sociedade civil, a fim de debater e esclarecer as questões relacionadas ao compartilhamento da infraestrutura.

O presidente da CCDD, senador Eduardo Gomes (PL-TO), sugeriu uma sessão conjunta com a Comissão de Fiscalização e Controle (CTFC), dada a complexidade do assunto. Foram convidados representantes de entidades como a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel, Celular e Pessoal (Conexis Brasil Digital), Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas (TelComp), Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Destaques

Últimas Notícias

Renova Energia recorre contra anulação de aumento de capital e propõe...

Após decisão judicial que anulou capitalização de R$ 540...

VoltBras aposta em plataforma flexível e robusta para acelerar a expansão...

Solução tecnológica oferece alta disponibilidade, integração com qualquer modelo...

Sonepar Brasil acelera descarbonização logística com frota sustentável e inovação em...

Maior distribuidora de materiais elétricos do país amplia frota...

Queimadas deixam quase 1,5 milhão de clientes sem energia em Minas...

Empresa registra maior número de interrupções por incêndios desde...

ANEEL abre diálogo com a sociedade para construir guia sobre mudanças...

Documento visa orientar a atuação técnica e regulatória da...

Artigos Relacionados

Categorias Populares