Sexta-feira, Abril 4, 2025
25.8 C
Rio de Janeiro

Crescimento Impressionante: 7 Mil Consumidores Migram para o Mercado Livre de Energia nos Primeiros Quatro Meses de 2024

CCEE observa aumento significativo no número de consumidores migrando para o mercado livre, impulsionado pela busca por maior poder de escolha e flexibilidade

A busca por maior autonomia e flexibilidade no fornecimento de energia elétrica tem impulsionado um crescimento impressionante no mercado livre. A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) reportou que entre janeiro e abril de 2024, 7.152 novos consumidores migraram para o mercado livre. Esse volume representa 97% de todas as migrações registradas durante o ano passado inteiro, destacando o ritmo acelerado de adesão a essa modalidade de contratação de energia.

Para Alexandre Ramos, Presidente do Conselho de Administração da CCEE, esse aumento expressivo reflete o interesse crescente das empresas e das famílias em terem mais controle sobre suas escolhas energéticas. “No ambiente livre, é possível escolher o seu fornecedor de energia, negociar preços e condições de contratos, e até optar por um fornecimento exclusivo de fontes renováveis. Queremos que essas vantagens se estendam para todos os brasileiros”, afirma Ramos.

O rápido crescimento do mercado livre em 2024 é resultado da flexibilização dos critérios de acesso ao mercado, estabelecidos pela Portaria nº 50 do Ministério de Minas e Energia. Essa regulamentação permitiu que empresas de todos os tamanhos, incluindo pequenas e médias empresas como escritórios, padarias e farmácias, ingressassem no segmento, impulsionando ainda mais o mercado.

Antecipando-se a esse movimento, a CCEE implementou melhorias em seus processos e sistemas para acomodar o aumento no número de ingressantes. Desde o ano passado, a organização aprimorou sua plataforma de Migração de Carga Simplificada, facilitando o processo de cadastro de novos consumidores. Além disso, ajustou seu calendário interno para oferecer flexibilidade operacional aos seus agentes, garantindo um tempo adequado para resolver quaisquer pendências antes da migração.

Esse cenário promissor reforça o compromisso da CCEE em promover um mercado de energia elétrica mais dinâmico e competitivo, oferecendo oportunidades de escolha e benefícios tangíveis para consumidores de todos os portes.

Destaques

Energia solar: Minas Gerais e São Paulo se consolidam como líderes na geração distribuída

A forte adesão ao modelo de geração distribuída nos...

Brasil abre nova rota de gás natural e reforça segurança energética

Primeira importação de gás argentino via Bolívia pode reduzir...

Eneva avança na exploração de gás natural e recebe sonda de alta tecnologia no Maranhão

Equipamento inovador fortalece a capacidade operacional da empresa e...

Brasil avança na certificação do hidrogênio de baixa emissão de carbono

Inmetro é integrado ao Comitê Gestor do Plano Nacional...

Últimas Notícias

Energicom 2025: Estratégias de comunicação e relações institucionais para um setor...

Líderes e especialistas debatem a importância da comunicação na...

O Maior Obstáculo à Expansão da Energia Renovável é a Falta...

Como a escassez de capital nas fases iniciais impede...

Petrobras e Braskem se unem para impulsionar a descarbonização na Bahia...

Parceria estratégica visa reduzir emissões de CO₂ e fortalecer...

Energia solar: Minas Gerais e São Paulo se consolidam como líderes...

A forte adesão ao modelo de geração distribuída nos...

TAG anuncia Tomaz Guadagnin como novo CEO e reforça sua missão...

Com a nomeação de Guadagnin, a companhia se prepara...

Setor empresarial ganha força na COP30 com nomeação de Dan Ioschpe...

Escolha do empresário fortalece a conexão entre políticas climáticas...

Artigos Relacionados

Categorias Populares