Auren e AES Brasil Anunciam Fusão para Criar Gigante da Energia Renovável no Brasil

Data:

Compartilhe:

Combinação de Negócios Posiciona Nova Entidade como Líder do Setor Energético Nacional

Auren Energia S.A. e AES Brasil Energia S.A. revelaram hoje uma fusão que resultará na criação de uma das maiores empresas geradoras de energia do Brasil e na primeira 100% em energia renovável do país. Além disso, a operação solidificará a posição da nova entidade como a maior comercializadora de energia do Brasil.

A combinação de negócios entre Auren e AES Brasil resultará na formação de uma única companhia aberta listada no Novo Mercado da B3, com um portfólio robusto de ativos de geração e comercialização de energia. Isso permitirá à empresa beneficiar-se de sinergias corporativas, operacionais e financeiras, atendendo à crescente demanda por energia renovável no Brasil.

A nova entidade, Auren Energia S.A., será a terceira maior empresa geradora de energia do Brasil, com uma distribuição de capacidade entre geração hidrelétrica (54%), geração eólica (36%) e geração solar (10%), proporcionando uma diversificação substancial em suas fontes de energia.

A operação será realizada por meio da incorporação das ações ordinárias da AES Brasil pela ARN Holding Energia S.A., subsidiária da Auren, seguida pela incorporação da ARN pela Auren, consolidando a Auren como a detentora de toda a participação na AES Brasil.

Os acionistas da AES Brasil terão a opção de escolher entre três opções de compensação, combinando ações da Auren e valores em moeda nacional.

A operação está sujeita à aprovação regulatória, incluindo a do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Artigos relacionados

Rodeio de Eletricistas: Profissionais da CPFL Paulista Brilham em Competição de Segurança

Competição reúne profissionais em provas práticas que simulam desafios reais na operação de redes elétricas, com foco em...

Demanda de Carga no SIN Apresenta Menor Crescimento em Outubro

Projeções do ONS indicam que a afluência de energia permanecerá abaixo da média em diversos subsistemasA demanda de...

Novo PL Aprovado no Senado Pode Transformar a Iluminação Pública Brasileira

Proposta já aprovada pelo Senado está em análise na Câmara e visa substituir lâmpadas antigas por tecnologias mais...

Alerta do TCU: Atrasos nas Obras da Usina Nuclear de Angra 3 Podem Comprometer...

Auditoria revela problemas contratuais críticos e destaca riscos para a finalização do projeto que pode gerar 1.405 MW...