Combinação de Negócios Posiciona Nova Entidade como Líder do Setor Energético Nacional
Auren Energia S.A. e AES Brasil Energia S.A. revelaram hoje uma fusão que resultará na criação de uma das maiores empresas geradoras de energia do Brasil e na primeira 100% em energia renovável do país. Além disso, a operação solidificará a posição da nova entidade como a maior comercializadora de energia do Brasil.
A combinação de negócios entre Auren e AES Brasil resultará na formação de uma única companhia aberta listada no Novo Mercado da B3, com um portfólio robusto de ativos de geração e comercialização de energia. Isso permitirá à empresa beneficiar-se de sinergias corporativas, operacionais e financeiras, atendendo à crescente demanda por energia renovável no Brasil.
A nova entidade, Auren Energia S.A., será a terceira maior empresa geradora de energia do Brasil, com uma distribuição de capacidade entre geração hidrelétrica (54%), geração eólica (36%) e geração solar (10%), proporcionando uma diversificação substancial em suas fontes de energia.
A operação será realizada por meio da incorporação das ações ordinárias da AES Brasil pela ARN Holding Energia S.A., subsidiária da Auren, seguida pela incorporação da ARN pela Auren, consolidando a Auren como a detentora de toda a participação na AES Brasil.
Os acionistas da AES Brasil terão a opção de escolher entre três opções de compensação, combinando ações da Auren e valores em moeda nacional.
A operação está sujeita à aprovação regulatória, incluindo a do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).