Delegação de Honduras busca replicar modelo brasileiro para universalizar acesso à energia elétrica
O Ministério de Minas e Energia (MME) recebeu uma delegação de Honduras em uma audiência, como parte de um programa de cooperação trilateral entre Brasil, União Europeia e Alemanha. A iniciativa visa compartilhar a experiência bem-sucedida do Brasil com o programa Luz Para Todos, que busca universalizar o acesso à energia elétrica.
O programa Luz Para Todos completou 20 anos em 2023 e já beneficiou 17,3 milhões de brasileiros desde sua criação em 2003. Representantes do MME destacaram a importância do combate à pobreza energética e como o programa brasileiro tem sido um exemplo para outros países, incluindo Honduras.
Durante a visita, a delegação hondurenha teve a oportunidade de conhecer os impactos positivos do Luz Para Todos, que não apenas levou eletricidade a áreas remotas, mas também contribuiu para melhorias significativas na qualidade de vida, educação e renda das famílias atendidas.
A visita faz parte do projeto Energia e Luz Para a Vida “Yu Raya”, implementado no âmbito da cooperação trilateral entre Brasil, Alemanha e Honduras. O Luz Para Todos continua investindo para atender mais famílias e comunidades, com a previsão de beneficiar mais 2 milhões de pessoas até 2026.