Empresa lidera iniciativas de P&D alinhadas aos princípios ESG, visando uma matriz energética mais sustentável
A Eneva está intensificando seus esforços de inovação para impulsionar projetos de descarbonização em 2024. Com um investimento de cerca de R$ 20 milhões, a empresa está focando em 12 iniciativas na área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), todas alinhadas aos princípios ESG da empresa e em conformidade com as regulamentações da ANEEL.
Entre os projetos destacados está o Hidrogênio Azul, que busca aprimorar a reforma do gás natural para maximizar a produção de hidrogênio, contribuindo para uma geração sustentável de energia. Outro destaque é a produção de Hidrogênio Verde, que será aplicado em diversos processos, incluindo na refrigeração da UTE Parnaíba II, no Maranhão.
Rafael Coitinho, diretor de Engenharia da Eneva, enfatiza que a empresa está incentivando a inovação para contribuir significativamente com a descarbonização da matriz energética, visando uma transição segura e inclusiva. Ele ressalta o papel crucial da área de P&D nesse processo, desenvolvendo projetos que visam melhorar a eficiência operacional e promover a sustentabilidade.
Um dos projetos em destaque é o estudo sobre a produção de hidrogênio azul, que inclui o desenvolvimento de uma ferramenta computacional para avaliar possíveis configurações de planta para geração de energia elétrica, priorizando critérios econômicos e ambientais.
Outro projeto relevante é o Imageamento Sísmico, em colaboração com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), visando desenvolver softwares para atividades de exploração de gás natural. Esses softwares serão capazes de produzir imagens precisas das estruturas geológicas, contribuindo para uma exploração mais eficiente e segura.
Além das iniciativas em andamento, a Eneva está finalizando projetos em 2024, como o Data Life e os projetos GNL Opt e GIMPSI da CELSE, os quais trouxeram benefícios significativos em segurança do trabalho, gestão operacional e otimização de processos.