Cooperação entre os dois países ganha destaque em evento de comemoração dos 50 anos de relações Brasil-China
O Ministério de Minas e Energia (MME) enfatizou a parceria na transição energética entre Brasil e China durante um evento de celebração dos “50 anos de Relações Brasil-China: Cooperação para um mundo sustentável”. O secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento do MME, Thiago Barral, representando o ministro Alexandre Silveira, ressaltou a evolução da cooperação bilateral nas áreas de energias limpas, renováveis e combustíveis verdes.
Barral destacou o forte comprometimento da cooperação sino-brasileira com a segurança e a transição energéticas, bem como as interconexões entre esses objetivos. Ele mencionou que os investimentos chineses no Brasil, especialmente nos setores de eletricidade e mineração, refletem a crescente confiança e diálogo entre as empresas chinesas e o governo brasileiro.
O secretário ressaltou a importância desses investimentos para a geração de emprego, renda e oportunidades para a população brasileira. Ele também destacou o papel do Brasil na evolução das transformações políticas e tecnológicas, enfatizando o desenvolvimento rápido das políticas públicas.
Barral enfatizou os desafios em comunicar a transversalidade da agenda de transição energética, incluindo políticas industriais e climáticas, e mencionou a construção do Plano Nacional de Transição Energética como uma iniciativa para fortalecer essa agenda.
O evento, promovido pelo Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI), contou com a participação do presidente em exercício, Geraldo Alckmin, e do embaixador da República Popular da China no Brasil, Zhu Qingqio.