A fábrica de serraria Rauma, localizada na Finlândia e operada pela Metsä Fiber, destaca-se como um exemplo de excelência em produtividade e eficiência, impulsionada pela tecnologia avançada fornecida pela ABB. Com um investimento de € 260 milhões, a serraria é o maior empreendimento do gênero no país e foi projetada para alcançar níveis de produtividade três vezes superiores aos padrões europeus.
O ambiente da sala de controle, a distribuição de energia elétrica e a robótica da ABB desempenham um papel fundamental nos altos índices de eficiência e qualidade da serraria tecnologicamente avançada da Metsä Fiber. Desde sua inauguração há um ano, a fábrica tem produzido até 40 toras por minuto em uma linha de serragem de 130 metros, alcançando velocidades impressionantes de até 250 metros por minuto, tudo gerenciado a partir de uma sala de controle central desenvolvida pela ABB.
“Através de uma parceria de longa data com a Metsä Group, fornecemos tecnologias de ponta, como mesas Extended Operator Workplace (EOW) para ergonomia, visualização e comunicação otimizadas, além de sistemas de distribuição de energia elétrica, transformadores e robôs”, destaca Esa Kivioja, Gerente do Segmento Industrial da ABB na Finlândia.
O sistema de distribuição elétrica da ABB, juntamente com robôs, motores e drives conectados, desempenha um papel crucial na automação e otimização dos processos da serraria. Além disso, a integração de sistemas de visão mecânica, inteligência artificial e informação proporciona uma qualidade consistente e eficiência de custos ao longo de toda a operação.
A eficiência energética também é uma prioridade, com motores e equipamentos elétricos projetados para garantir um funcionamento contínuo e confiável, sem interrupções. Além disso, a ABB oferece suporte técnico e serviços de equipamentos sobressalentes para garantir o desempenho contínuo da fábrica.
Por meio de sua divisão de Automação de Processos, a ABB continua a fornecer soluções inovadoras e sustentáveis para indústrias essenciais, contribuindo para um futuro mais eficiente e resiliente em termos de recursos.