ANEEL Define Prazos Cruciais para Chamada de Projeto Estratégico de PDI sobre Hidrogênio no Setor Elétrico Brasileiro

Data:

Compartilhe:

Inscrições Abertas: Interessados Devem Manifestar Participação até 28 de Março

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou uma importante iniciativa para impulsionar a pesquisa, desenvolvimento e inovação (PDI) no campo do hidrogênio e seus impactos no setor elétrico brasileiro. O edital da Chamada de Projeto Estratégico foi publicado em 18 de março, delineando um plano ambicioso para promover o desenvolvimento de tecnologias nacionais na cadeia do hidrogênio.

Com o objetivo de aproveitar o vasto potencial elétrico, geográfico, científico, tecnológico e econômico do Brasil, a chamada se concentra em duas modalidades de projetos: peças e componentes, visando ao desenvolvimento ou nacionalização de tecnologias que melhorem a eficiência energética nos processos de conversão e armazenamento de hidrogênio; e planta piloto, que envolve a construção de uma unidade de produção de hidrogênio a partir de fontes renováveis, como hidráulica, solar, eólica e biomassa, com potência entre 1 MW e 10 MW.

Entre os resultados esperados, estão a identificação de impactos e oportunidades do hidrogênio para o setor elétrico, o mapeamento de obstáculos regulatórios, o desenvolvimento de soluções tecnológicas nacionais, a criação de redes de inovação e o estabelecimento de modelos de negócio sustentáveis.

O processo de seleção será conduzido ao longo de etapas bem definidas, com prazos estipulados para garantir o avanço ágil dos projetos. As empresas do setor elétrico interessadas em participar devem manifestar seu interesse até quinta-feira, 28 de março. A ANEEL irá divulgar as empresas interessadas em financiar o projeto até o dia 2 de abril, seguido pelo envio das propostas de projeto até 1º de julho.

Um workshop para apresentação das propostas está agendado para 22 de julho, enquanto a divulgação do resultado da avaliação inicial das propostas está prevista para 16 de setembro. As entidades proponentes devem confirmar sua disposição para execução do projeto até 26 de setembro, com a execução dos projetos aprovados iniciando em 24 de janeiro de 2025.

Esta iniciativa da ANEEL representa um passo significativo na busca por soluções inovadoras e sustentáveis para o setor elétrico brasileiro, contribuindo para a transição energética e a descarbonização da economia. Espera-se que os projetos selecionados impulsionem o Brasil como um importante ator no mercado global de hidrogênio de baixa emissão e ofereçam insights valiosos para integrar essa fonte energética no sistema elétrico nacional.

Artigos relacionados

Rodeio de Eletricistas: Profissionais da CPFL Paulista Brilham em Competição de Segurança

Competição reúne profissionais em provas práticas que simulam desafios reais na operação de redes elétricas, com foco em...

Demanda de Carga no SIN Apresenta Menor Crescimento em Outubro

Projeções do ONS indicam que a afluência de energia permanecerá abaixo da média em diversos subsistemasA demanda de...

Novo PL Aprovado no Senado Pode Transformar a Iluminação Pública Brasileira

Proposta já aprovada pelo Senado está em análise na Câmara e visa substituir lâmpadas antigas por tecnologias mais...

Alerta do TCU: Atrasos nas Obras da Usina Nuclear de Angra 3 Podem Comprometer...

Auditoria revela problemas contratuais críticos e destaca riscos para a finalização do projeto que pode gerar 1.405 MW...