Enel Grids, a linha de negócios global do Grupo Enel dedicada à distribuição de eletricidade, alcança marco significativo no aumento da capacidade renovável distribuída.
A Enel Grids, divisão global da Enel focada na distribuição de eletricidade, registrou um recorde de quase 540.000 novas conexões de produtores e prossumidores em suas redes ao redor do mundo em 2023, marcando um aumento de 56% em relação ao recorde anterior estabelecido em 2022. Estas conexões adicionaram 7,9 GW de capacidade renovável ao sistema de distribuição nas regiões onde a Enel opera, sendo aproximadamente 90% delas localizadas na Europa.
Na Itália, mercado mais dinâmico da Enel, foram ativadas quase 1.000 novas conexões de geração distribuída por dia, totalizando cerca de 360.000 novas conexões ao longo do ano, alcançando um total de aproximadamente 1,5 milhão de conexões até o final de 2023.
“Na Enel, estamos testemunhando uma média de 45.000 novas conexões de produtores e prossumidores às nossas redes de distribuição em todo o mundo, todos os meses”, afirmou Gianni Vittorio Armani, chefe de Redes e Inovabilidade da Enel. Ele ressalta que o crescimento da geração renovável está sendo impulsionado não apenas pelas empresas de serviços públicos, mas também por iniciativas locais que contribuem para a redução do consumo de combustíveis fósseis e para a geração de eletricidade livre de carbono.
A capacidade renovável total de pequena e média escala conectada às redes da Enel ultrapassa atualmente 68 GW, proveniente de cerca de 2 milhões de conexões entre produtores e prossumidores, alcançados graças à capacidade de alojamento crescente e à alta digitalização das redes de distribuição.
Na Espanha, a Enel Grids conectou 2,6 GW de capacidade renovável em 2023, um terço da capacidade global adicionada, com aproximadamente 125.000 novas conexões, totalizando cerca de 258.000 conexões produtor-prossumidor e uma capacidade total de cerca de 27 GW.
As demais conexões foram realizadas na América do Sul.