Em encontro com representantes do setor elétrico, Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destaca a necessidade de reorganização para garantir a modicidade tarifária e a sustentabilidade do setor elétrico no Brasil.
O Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, reuniu-se nesta segunda-feira (29/1) com representantes de associações e entidades do setor elétrico brasileiro. O encontro teve como objetivo apresentar e debater as ações do governo voltadas para a modernização e sustentabilidade do setor elétrico. Durante a reunião, Silveira destacou a importância do diálogo contínuo e da participação ativa das entidades, reforçando o compromisso do governo em assegurar, além da segurança energética, a modicidade tarifária.
O ministro ressaltou que o principal desafio da pasta é reorganizar e revisar as políticas do setor elétrico, buscando equalizar a questão tarifária e proteger os consumidores mais vulneráveis. Silveira destacou que as mudanças necessárias incluem uma discussão aprofundada sobre a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).
Segundo Silveira, a diversidade do setor elétrico no Brasil é benéfica para a geração de energia a partir de diversas fontes, especialmente as limpas e renováveis. Contudo, ele ressaltou que essa diversidade também traz desafios para garantir a sustentabilidade do setor, alinhando-a com o desenvolvimento econômico. O ministro enfatizou a importância do diálogo contínuo com as entidades para alcançar consensos e reorganizar o setor elétrico, que, nos últimos anos, tornou-se uma “colcha de retalhos” com diversos subsídios.
“O Brasil é solo fértil para investimentos, mas não podemos abrir mão da segurança energética e da modicidade tarifária”, concluiu Silveira.