ANEEL Participa de Reunião com Governo do RS e Distribuidoras para Avaliação de Eventos Climáticos

Data:

Compartilhe:

Diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica apresenta ações de fiscalização e destaca importância da integração no enfrentamento de eventos climáticos

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), representada pelo diretor-geral Sandoval Feitosa, participou de uma reunião em Porto Alegre-RS nesta quarta-feira (24/1), juntamente com o governador Eduardo Leite, prefeitos, representantes da Agência Estadual Conveniada do Rio Grande do Sul (AGERGS), distribuidoras do Estado, Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil.

Na ocasião, a ANEEL apresentou seu trabalho de fiscalização para apurar responsabilidades das concessionárias na recomposição dos serviços de distribuição de energia elétrica após os eventos climáticos ocorridos em 16/1 deste ano e em eventos similares no ano passado.

Sandoval Feitosa destacou a necessidade de integração entre distribuidoras e poder público para minimizar os impactos de eventos climáticos severos no fornecimento de energia elétrica. Ele ressaltou a importância de criar novos protocolos de comunicação entre os envolvidos nessas situações e a atuação diligente da ANEEL na apuração de responsabilidades para avaliar possíveis falhas no serviço de recomposição e nos procedimentos das distribuidoras.

Atuação da ANEEL em Fiscalização e Qualidade de Serviço

A ANEEL tem implementado ações para aprimorar a qualidade do serviço prestado aos consumidores. Nos últimos cinco anos, foram instaurados processos de fiscalização nas concessionárias do Rio Grande do Sul, resultando em penalidades de R$ 207 milhões. Além disso, a ANEEL alterou recentemente as regras de compensação aos consumidores afetados por interrupções no fornecimento de energia, aumentando os valores de ressarcimento aos mais prejudicados.

A atuação da ANEEL também visa contribuir para o aprimoramento do processo de regulação, incluindo a melhor antecipação de eventos climáticos críticos, a atuação dos agentes do setor elétrico nessas situações atípicas e o protocolo de coordenação e comunicação com instituições envolvidas no processo de prevenção e restabelecimento. Dada a frequência crescente de eventos climáticos severos, a ANEEL incluiu em sua agenda regulatória a revisão da resiliência das redes de transmissão e distribuição.

Artigos relacionados

Rodeio de Eletricistas: Profissionais da CPFL Paulista Brilham em Competição de Segurança

Competição reúne profissionais em provas práticas que simulam desafios reais na operação de redes elétricas, com foco em...

Demanda de Carga no SIN Apresenta Menor Crescimento em Outubro

Projeções do ONS indicam que a afluência de energia permanecerá abaixo da média em diversos subsistemasA demanda de...

Novo PL Aprovado no Senado Pode Transformar a Iluminação Pública Brasileira

Proposta já aprovada pelo Senado está em análise na Câmara e visa substituir lâmpadas antigas por tecnologias mais...

Alerta do TCU: Atrasos nas Obras da Usina Nuclear de Angra 3 Podem Comprometer...

Auditoria revela problemas contratuais críticos e destaca riscos para a finalização do projeto que pode gerar 1.405 MW...