Medidas preventivas são tomadas após detecção de problemas técnicos; Operação é normalizada com sucesso
A Eletronuclear informa que Angra 1 passa (16/01/2024) por um desligamento controlado do Sistema Interligado Nacional (SIN) para a realização de um reparo na turbina da usina.
A Eletronuclear anunciou que a Usina Nuclear Angra 1 foi reconectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) às 18h49 desta quarta-feira (17), após a conclusão do reparo na turbina. O retorno à operação normal culminou com a usina atingindo 100% de potência, após uma elevação gradual, registrada na quinta-feira (18) às 19h20.
A redução de carga da unidade teve início na terça-feira (16) após profissionais da companhia identificarem problemas técnicos em uma das válvulas de bloqueio de vapor do circuito secundário. A manutenção necessária foi realizada com sucesso, visando garantir a segurança e a alta performance de Angra 1.
Importante ressaltar que as causas do evento estão em fase de apuração, entretanto, a Eletronuclear assegurou que não houve qualquer tipo de risco associado a trabalhadores, meio ambiente, população e segurança nuclear durante o ocorrido.
A empresa reitera o compromisso com a transparência e a segurança em suas operações, mantendo todas as partes interessadas informadas sobre os eventos e ações adotadas para a normalização da usina.