Grupo Nordex Instala Turbinas em Torres Híbridas de 168 Metros no Parque Eólico Karahka

Data:

Compartilhe:

Essa é a primeira torre híbrida de concreto e aço, alcançando uma altura de cubo de 168 metros.

O Grupo Nordex está realizando a instalação das primeiras turbinas N163/5.X no parque eólico Karahka, situado na região da Ostrobótnia do Norte, na Finlândia. Este projeto foi encomendado por um consórcio composto pela fornecedora de energia finlandesa Helen Ltd e pelo Ålandsbanken Wind Power Fund. O parque eólico é notável por adotar a primeira torre híbrida de concreto e aço desenvolvida internamente pela Nordex, alcançando uma altura de cubo de 168 metros.

A torre híbrida foi concebida com base na extensa experiência do Grupo na concepção e produção de torres de concreto em diversos países, como Brasil, África do Sul e México, onde mais de 2.500 unidades estão operacionais com êxito.

A Lujabetoni Oy é responsável pela produção local dos elementos de concreto das torres das turbinas eólicas para o parque Karahka, na Finlândia, desde o verão de 2023. As torres híbridas consistem em segmentos de concreto convexos, com até 20 metros de comprimento, montados e fixados no local antes da instalação das seções de aço, nacele e rotor no topo.

Esta torre híbrida, com uma altura central de 168 metros, é a mais alta já instalada pelo Grupo Nordex. Aproveitando a tecnologia testada e comprovada de torres híbridas, a Nordex planeja atingir alturas de cubo ainda maiores nos próximos anos, aumentando assim a capacidade de geração de energia eólica limpa. Está prevista, para 2024, a instalação da primeira torre híbrida de 179 metros na Alemanha, baseada na mesma tecnologia.

O parque eólico Karahka foi desenvolvido pela subsidiária finlandesa da empresa alemã VSB Group, especializada no desenvolvimento e gestão de projetos de energia fotovoltaica e eólica. Localizado ao norte da cidade de Oulainen, cerca de 40 quilômetros a leste do Golfo de Bótnia, o parque eólico contará com turbinas do Grupo Nordex na versão para clima frio, equipadas com o Sistema Antigelo Avançado para prevenir a formação de gelo nas pás do rotor.

O pedido para o parque Karahka foi feito em 2022 e compreende 25 turbinas eólicas N163/5.X, totalizando uma capacidade de 147,5 MW.

spot_img

Artigos relacionados

Energia Solar Flutuante Deve Triplicar Até 2033 e Chegar a 77 GW de Capacidade...

Relatório da Wood Mackenzie projeta que Ásia-Pacífico liderará a expansão, com Índia, China e Indonésia dominando o mercadoA...

Energia Solar em Minas Gerais Bate Recorde e Ultrapassa Produção de Grandes Geradoras Fósseis

Com 10 GW de potência instalada, estado lidera a transição energética no Brasil, atraindo investidores internacionais e reduzindo...

V.Tal Expande Sustentabilidade com Usinas Solares para Data Centers

Parceria com Atlas Renewable Energy e Atiaia Renováveis fortalecerá infraestrutura digital e evitará emissões de CO2 nos próximos...

Descarbonização do Setor Elétrico Global Demandará Até US$ 2,2 Trilhões por Ano, Aponta Pesquisa

Levantamento da Thymos Energia e Abraceel destaca desafios e soluções para zerar emissões e ampliar a infraestrutura elétrica...