Ministro de Minas e Energia destaca papel da indústria na transição energética durante a COP 28 em Dubai

Data:

Compartilhe:

O Brasil no protagonismo da descarbonização da matriz de energia

O Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participou de um painel sobre “Transição Energética – Hidrogênio de Baixo Carbono” na COP 28 em Dubai, onde ressaltou o papel crucial da indústria como grande consumidora de energia e impulsionadora da inovação, crescimento econômico e criação de empregos. Ele afirmou que o Brasil, líder na descarbonização da matriz de energia, está em uma posição privilegiada para liderar a revolução do hidrogênio de baixo carbono.

Silveira destacou os esforços do governo brasileiro na criação de um arcabouço legal e regulatório estável, seguro e com respeito aos contratos para impulsionar a transição energética. Ele também mencionou a criação de fundos para a transição energética, incluindo um acordo entre BNDES e Banco Mundial para viabilizar pelo menos 1 bilhão de dólares para o hidrogênio de baixo carbono.

Além disso, o ministro anunciou a formalização do Hub de Hidrogênio Brasil-Reino Unido, uma parceria bilateral para o desenvolvimento de energia limpa e renovável. Ele enfatizou que a parceria será fundamental para o Programa Nacional do Hidrogênio no Brasil, incentivando a transição energética e promovendo o desenvolvimento sustentável.

Em outro painel sobre a “Transição Energética na América Latina”, Silveira ressaltou a importância dos países desenvolvidos assumirem compromissos concretos com a descarbonização do planeta. Ele destacou a necessidade de financiamento de baixo custo para a transição energética na América Latina, visando gerar riqueza e renda para os países em desenvolvimento.

O ministro encerrou suas intervenções reforçando a importância da cooperação internacional e do esforço conjunto para fazer da transição energética um instrumento de sustentabilidade e geração de riqueza, enfatizando a necessidade de justiça social e inclusão.

O painel contou também com a presença do secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento do Ministério de Minas e Energia do Brasil, Thiago Barral, e foi promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela Agência Internacional de Energia (IEA).

spot_img

Artigos relacionados

BBCE Inova Mercado de Energia com Lançamento do Swap Físico Energia

Novo produto simplifica operações no ACL, trazendo eficiência, liquidez e segurança para os negócios com energiaA BBCE, plataforma...

Energia solar transforma café mineiro: economia de 71% viabiliza nova marca e expansão no...

Pequeno cafeicultor em Minas Gerais reduz custos com energia, investe em equipamentos e lança marca própria, destacando o...

Sudene Libera R$ 70,8 Milhões para Projetos Eólicos no Nordeste

Parques eólicos no Rio Grande do Norte e Paraíba recebem apoio financeiro, reforçando a sustentabilidade e a geração...

Reindustrialização Verde Pode Atrair R$ 275 Bilhões em Investimentos Adicionais para Energia Renovável no...

Estudo da Envol Energy Consulting aponta potencial de crescimento acelerado na demanda elétrica, impulsionado pela transição energética e...