Alexandre Silveira Destaca Papel Global do Brasil na Transição Energética no CNN Talks

Data:

Compartilhe:

Ministro de Minas e Energia ressalta avanços brasileiros e a importância da segurança regulatória e investimentos em energia limpa e renovável

Na noite de segunda-feira (3/6), em São Paulo, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participou do evento CNN Talks, que reuniu autoridades governamentais, empresários e especialistas para debater os próximos passos da transição e transformação energética no Brasil. Durante o encontro, Silveira enfatizou o papel global do Brasil nesses processos e destacou a diversidade da matriz elétrica nacional.

“Tenho tido a experiência de debater essas questões inclusive fora do país. Ninguém tem dúvida de que o Brasil já é reconhecido como um líder na transição energética, com 88% de sua energia elétrica proveniente de fontes limpas e renováveis. Investimos em hidrelétricas essenciais e promovemos a energia solar no Jequitinhonha, Mucuri, norte de Minas Gerais e Nordeste brasileiro. Seguiremos firmes para avançar ainda mais nas políticas públicas que já nos colocam como líderes globais na transição energética”, afirmou Alexandre Silveira.

O ministro destacou que o Brasil é conhecido mundialmente por suas características geopolíticas favoráveis, situando-se em uma região sem maiores conflitos com países vizinhos. Além disso, a segurança jurídica e regulatória do país, aliada às suas potencialidades naturais, torna-o um destino atrativo para investimentos.

“A prova de que o Brasil está pronto para investimentos foram os leilões de transmissão, um sucesso absoluto. O que precisamos agora, e tenho dito ao presidente Lula, é acelerar os licenciamentos ambientais, que são cruciais para destravar mais de 300 mil empregos diretos e indiretos só em transmissão”, ressaltou o ministro.

Alexandre Silveira também destacou o papel social da transição energética. “Precisamos combater a miséria, a fome e a desigualdade. E como faremos isso? Gerando empregos e renda de qualidade. Conseguiremos isso com investimentos nacionais e internacionais, construindo um Brasil mais justo, solidário e fraterno, que o presidente Lula se empenha em construir rapidamente”, concluiu.

Artigos relacionados

Rodeio de Eletricistas: Profissionais da CPFL Paulista Brilham em Competição de Segurança

Competição reúne profissionais em provas práticas que simulam desafios reais na operação de redes elétricas, com foco em...

Demanda de Carga no SIN Apresenta Menor Crescimento em Outubro

Projeções do ONS indicam que a afluência de energia permanecerá abaixo da média em diversos subsistemasA demanda de...

Novo PL Aprovado no Senado Pode Transformar a Iluminação Pública Brasileira

Proposta já aprovada pelo Senado está em análise na Câmara e visa substituir lâmpadas antigas por tecnologias mais...

Alerta do TCU: Atrasos nas Obras da Usina Nuclear de Angra 3 Podem Comprometer...

Auditoria revela problemas contratuais críticos e destaca riscos para a finalização do projeto que pode gerar 1.405 MW...